Voltar CPEAMAS aborda assédio e discriminação em encontro na comarca de Blumenau

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), promoveu nesta quinta-feira (29/9) uma conversa com duas turmas de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, residentes e demais colaboradores de Blumenau e comarcas contíguas. Durante os encontros, realizados no Fórum Central de Blumenau, os membros da CPEAMAS destacaram o combate de condutas assediadoras, racistas, misóginas, homofóbicas e abusivas daqueles que compõem o Judiciário e de seus jurisdicionados. Esta foi a primeira edição do projeto Encontro: PJSC sem Assédio e Discriminação. 

O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, presidente da Comissão de Segundo Grau indicado pelo presidente do TJ, reforçou a importância da campanha e das comissões criadas em atenção à Resolução CNJ n. 351, de 28 de outubro de 2020, que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação. O magistrado destacou ações desenvolvidas para o enfrentamento do assédio moral e sexual e da discriminação no âmbito do Poder Judiciário.

Em sua fala, a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, eleita pelo Órgão Especial, apresentou o trabalho sensível e de acolhimento da comissão. Abordou os diferentes tipos de assédio e de discriminação e sensibilizou a plateia, que participou ativamente da conversa sobre o tema. O juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior, magistrado eleito pela categoria Magis-Classe, abordou o comportamento no ambiente de trabalho, o machismo enraizado na sociedade, e exemplificou os tipos de assédio e de discriminação que ainda precisam ser combatidos para que todos possam exercer atividades laborais de forma digna, saudável e segura.

Também participaram das palestras Liara Mirna Souza Nunes da Silva, servidora eleita lotada na Secretaria do Tribunal de Justiça e secretária da CPEAMAS/SG, que apresentou a página da CPEAMAS e as formas de contato com os membros da comissão, e a servidora Adriana Ballerine Antunes da Silva, indicada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina. Ela reforçou a importância do diálogo e do contato com os membros da comissão.

Para garantir a acessibilidade de todos os participantes, na segunda palestra do dia na comarca de Blumenau duas intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) asseguraram a comunicação do técnico judiciário auxiliar Andrey Eduardo Silva, servidor surdo que atua no Fórum Universitário da comarca de Blumenau.

Sobre a Comissão

A CPEAMAS tem como objetivo promover e estimular o desenvolvimento das atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável, além de construir e fornecer um ambiente de trabalho pautado no respeito. Ela pretende coibir condutas que atentem contra a integridade e dignidade de magistrados, servidores, terceirizados, advogados, partes, estagiários, residentes e usuários dos serviços judiciários de maneira ampla. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail cpeamas.pg@tjsc.jus.br (Comissão de 1º grau) e cpeamas.sg@tjsc.jus.br (Comissão de 2º grau) ou pelo telefone (48) 3287-2562.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.