União de esforços possibilitou a entrega de 1,3 mil presentes na campanha Natal Solidário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar União de esforços possibilitou a entrega de 1,3 mil presentes na campanha Natal Solidário
16 Dezembro 2022 | 18h03min
  • Solidariedade


 

Qual adulto não tem lembrança de um Natal, sequer, de sua infância? Pode ser do susto que levou do Papai Noel, do presente entregue trocado, do jantar ou até do presente que nunca chegou. Para crianças e adolescentes em serviços de acolhimento no Estado, o Natal de 2022 certamente rendeu uma boa lembrança. Eles escreveram cartinhas para o Papai Noel com seus pedidos de Natal, e os servidores e magistrados se responsabilizaram pela compra e pela entrega dos presentes. Ao todo, mais de 1,3 mil pedidos de crianças e adolescentes de mais de 100 instituições foram contemplados pelos “ajudantes do Papai Noel” na campanha Natal Solidário, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).


 

Na capital, 116 crianças e adolescentes de nove instituições diferentes tiveram seus pedidos atendidos. Os presentes arrecadados foram entregues ao longo desta semana na Casa de Acolhimento para Adolescentes (Abraão), na Associação Lar Recanto do Carinho, no Lar das Crianças Seara da Esperança (Sorte), na Casa de Acolhimento Semente Viva, na Casa Lar Nossa Senhora do Carmo - Casa da TECA, na Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito, no Lar São Vicente de Paulo, na Ação Social Missão - Casa Lar Emaus e na Casa Lar Luz do Caminho. 

Em agradecimento pela iniciativa do PJSC, a coordenadora do Lar Recanto do Carinho, Marcia Lange Rila, entregou um cartão escrito à mão e fez questão de dizer que o local "só consegue se manter em função das doações”. O Lar São Vicente também fez questão de agradecer o ato com um cartão especial. Todas as entidades manifestaram muita gratidão pela ação de magistrados e servidores.


 

Na comarca de Videira, no Meio-Oeste, a tarde de quinta-feira (15/12) foi um momento bastante especial. A alegria e a emoção não foram sentidas apenas pelas 13 crianças da Casa Lar Menino Jesus ao receberem os mimos tão aguardados. Além dos servidores, que manifestaram solidariedade por meio das doações, uma equipe se deslocou até a instituição para repassar os presentes. O juiz da Infância e Juventude Rafael Resende Britto, a assistente social Cristiane Werlang e a chefe de secretaria Juliana Spagnolo foram, neste caso, os ajudantes do Papai Noel. O assessor jurídico da Vara Criminal, Emerson Woitexem, se vestiu de uma forma diferente nesta semana. Com roupa vermelha, chapéu na cabeça, uma barriga mais saliente e barba branca, ele teve a chance de vivenciar um momento único. 


 

Outras comarcas também realizaram as entregas nesta semana. Em Campo Belo do Sul, na Serra, nove crianças e adolescentes receberam nesta quinta-feira (15/12) os mimos natalinos na casa de acolhimento Abrigo Mãe Josina. Os servidores da comarca adotaram as cartinhas e patrocinaram os presentes, campanha que já é feita há mais de uma década.


 

No sul catarinense, a comarca de Turvo beneficiou 11 crianças e adolescentes acolhidos no Abrigo Institucional Cativar, mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde (CIASS), que abrange as comarcas de Turvo e Meleiro. O abrigo, que funciona desde junho de 2015, desde sua inauguração é beneficiado com presentes de Natal dados pelos profissionais da comarca, nesta data e também no Dia das Crianças. Além dos presentes angariados, os servidores fizeram uma arrecadação solidária que custeou parte de um passeio na cidade vizinha de Santa Rosa do Sul, onde assistiram a um desfile com personagens natalinos e também fizeram um lanche. As crianças irão receber os presentes na ceia de Natal.


 

A comarca de Sombrio também entregou suas doações para a Casa Lar Irmã Carmen, unidade de Sombrio. A entrega dos 15 presentes, destinados às crianças e adolescentes em acolhimento, foi promovida pela assistente social da comarca, Francine Heidrich Coimbra. Já na comarca de Tubarão, a entrega foi feita pela chefe da secretaria do foro, Elisandra Zapelini Tartari Luciano, ao Abrigo Bem Viver. Foram apadrinhadas e amadrinhadas cartinhas de 11 crianças e adolescentes em acolhimento na instituição tubaronense. 

Na comarca de Imbituba, servidores, assessores, estagiários e terceirizados participaram nesta semana (15/12) da entrega dos presentes às crianças e aos adolescentes em situação de acolhimento institucional. Segundo a chefe de secretaria do foro, Simone Pitternini Lorenzoni, todos se envolveram, seja adotando uma cartinha, seja colaborando com a vaquinha para a compra dos quitutes da festinha de entrega dos presentes. A campanha mobilizou também os filhos de servidores, que adoram participar da escolha e aquisição dos presentes. Nos anos anteriores, a arrecadação de brinquedos e presentes era organizada pelo setor de serviço social, através da assistente social Priscila Moreira Fabre. 

Na região Norte, uma corrente de solidariedade foi formada nas comarcas para realizar os sonhos de Natal de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Em Garuva, oito crianças/adolescentes da Casa de Acolhimento Margarida Severiano receberam os presentes. “Os servidores que participaram estavam muito felizes por se passar pelo Bom Velhinho e poder contribuir para fazer a alegria das crianças”, conta a chefe de secretaria do foro, Deise Elisa Guginski.


 

Muita alegria e emoção durante a entrega dos presentes no Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas - Projeto Amar 3, em Araquari. A retribuição das crianças por meio de abraços e agradecimentos foi contagiante, garante a chefe da secretaria do foro,  Chayene Justen Muller. “Uma experiência incrível e muito gratificante. Ver os rostinhos deles tão contentes pelo carinho que receberam, não tem nada igual. Nos abraçaram e agradeceram de um jeitinho muito especial, um carinho de coração mesmo”, relembra.


 

Em Mafra, 16 crianças/adolescentes da Casa de Passagem foram presenteados com os mimos. Momento marcante para quem se engajou na ação, que, de acordo com o chefe de secretaria do foro, Rodrigo Correa Simon, deve ser  constantemente incentivada. “Na comarca sempre fizemos coletivamente ações para o Natal da Casa de Passagem, bem como recolhimento de brinquedos novos e usados para distribuição em bairros mais carentes. É muito bom ter essas ações institucionalizadas para que perdurem. Ainda, é um misto de tristeza e gratidão ver a felicidade com que essas crianças recebem os presentes. Tristeza por saber que muitas vezes a felicidade vem por receber algo que nunca tiveram oportunidade na vida, e gratidão por poder participar desse momento.”


 

Em Jaraguá do Sul já é Natal para 34 crianças e adolescentes dos abrigos institucionais Gillian Edith Mary Hermann e Mônica Maria Franzner Lescowicz. A campanha, de acordo com a chefe da secretaria do foro da comarca, Ana Paula Contes, foi muito bem-recebida pelos servidores, que prontamente fizeram uma força-tarefa para adotar as cartinhas. “Foi muito bonito ver o envolvimento e a solidariedade de cada servidor que não mediu esforços para atender aos pedidos feitos ao Papai Noel - desde de uma simples bola até um skate, todos os pedidos foram atendidos”, comemora.

O sucesso da campanha Natal Solidário, do PJSC, só foi possível pelo envolvimento das secretarias dos foros das comarcas, que foram cruciais para que tudo se tornasse realidade, e aos magistrados e servidores que, comovidos e solidários, aderiram ao projeto que promoveu momentos felizes aos adolescentes e às crianças em instituições de acolhimento em todo o Estado de Santa Catarina.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080