Voltar Dirigentes do TJ trocam experiências com magistrados da Audiência Provincial de Alicante

Os últimos dias foram bastante movimentados para a comitiva do Judiciário catarinense que promove viagem institucional ao continente europeu com o objetivo de visitar instituições de ensino superior e com elas firmar protocolos de cooperação internacional na área acadêmica.

Na tarde da última terça-feira (14/3), por exemplo, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, manteve encontro com o presidente da Audiência Provincial de Alicante, dom Juan Carlos Cerón Hernández. A instituição corresponde a um tribunal, reconhecida como o órgão máximo da justiça na província de Alicante.

Tem competência para tratar de assuntos civis e penais e conta com 10 sessões – cinco civis e cinco penais. Sua sede está localizada na Plaza del Ayuntamento, em Alicante, na Espanha, mas também possui sessões (câmaras) de julgamento na vizinha cidade de Elche, distante apenas 20 quilômetros.

Na ocasião, acompanhado do professor doutor Gabriel Real Ferrer, da Universidade de Alicante, o desembargador Blasi visitou as instalações da Audiência e trocou experiências com os dirigentes do Tribunal local.

Troca de experiência entre magistrados.
 

Nesse mesmo dia, pela manhã, o presidente do TJ, acompanhado do diretor da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, esteve em visita ao Instituto Universitario del Agua y las Ciencias Ambientales.

Diversos magistrados catarinenses já cursaram mestrado naquela instituição. Na oportunidade, os desembargadores foram recepcionados pelo diretor do Instituto, professor Joaquim Mergarejo, e com ele visitaram suas instalações.

Tomaram conhecimento, durante a conversação com o dirigente de ensino, que o Instituto, ligado à Universidade de Alicante, desenvolve estudos avançados desde a década de 1990 sobre o tratamento da água por meio da remoção de matéria orgânica natural, reutilização de águas residuais, dessalinização da água e otimização de processos.

Presidente do TJ.
 

Logo após essa visita, o presidente do TJ participou da abertura da “IX Jornadas Hispano-Brasileñas de Agua, Medio Ambiente, Desarollo Sostenible y Jurisdicción”. O evento contou com palestra do desembargador Zanini Fornerolli, cujo tema foi “Tutela Penal da Água”. Todas as agendas do dia foram acompanhadas pelo juiz auxiliar Maurício Cavallazzi Póvoas.

Imagens: Divulgação/Universidade de Alicante
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.