Painel debate novas ferramentas tecnológicas para segurança institucional do Judiciário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Painel debate novas ferramentas tecnológicas para segurança institucional do Judiciário
14 Abril 2023 | 14h48min
  • Tecnologia

As potencialidades das ferramentas de geointeligência, analytics e big data para a segurança institucional na magistratura foram discutidas na manhã desta sexta-feira (14/4) no V Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, promoção do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que se encerra hoje em Florianópolis.

Segundo entendimento dos debatedores, tenente-coronel de infantaria José Alves Júnior, chefe da Seção da Geointeligência da Escola de Inteligência Militar do Exército Brasileiro; e delegado Guilherme Caselli de Araújo, da Polícia Civil de São Paulo, tais ferramentas apresentam grande potencial para a prevenção de incidentes e identificação de ameaças.

Sob a mediação do ministro José Coelho Ferreira, vice-presidente do Superior Tribunal Militar, corregedor da Justiça Militar e presidente da Comissão de Segurança da Justiça Militar da União, Alves Júnior e Caselli de Araújo explanaram sobre as possibilidades que se abrem com o uso dessas tecnologias em favor da segurança das instituições de uma forma geral.

O tenente-coronel destacou que a Seção de Geointeligência, estruturada há 76 anos no Exército Nacional, ganhou importância ao longo dos anos por conta do desenvolvimento tecnológico. “Trata-se da disciplina na atividade de inteligência mais transversal entre todas. Trabalhando com o local e o tempo como variáveis, é possível prever e entender o próximo passo de uma pessoa ou uma ação”, destacou, ao apresentar exemplos em que ela foi importante para detectar ameaças à segurança no Brasil e no exterior.

Já o delegado mostrou diversos casos em que as informações disponíveis na internet e nas redes sociais, quase todas elas públicas, foram importantes para a identificação de criminosos e suspeitos, com capacidade para prevenir e solucionar crimes das mais diferentes naturezas. Autor do “Manual de Investigação Digital”, Caselli ressaltou que o Brasil está hoje na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias na área de analytics e big data. “A inovação tem ocorrido de modo intenso, o que nos garante velocidade na coleta de informações”, complementou.

Imagens: Divulgação/Lucimar Teixeira
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080