Voltar Juízes catarinenses colaboram, ao lado de outros juristas, em obra sobre sustentabilidade

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, nesta terça-feira (6/6), das 18h30 às 21h, o lançamento do livro "O desafio ecológico, econômico e social da sustentabilidade". A publicação foi organizada por Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza. Entre os 23 colaboradores da obra estão os juízes catarinenses Leandro Katscharowski Aguiar e Klauss Corrêa de Souza. Leandro irá representar os coautores na mesa das autoridades presentes.

O livro aborda o vínculo indissociável entre o homem e o ambiente, bem como a decorrente troca de influências entre ambos, que para ser positiva e gerar crescimento precisa ser harmônica e sustentável. A relação entre homem e meio ambiente é compreendida como o resultado das crises planetária e de formação ética e humanista que afastaram o ser humano do conhecimento dos valores do ser e do processo de autoconhecimento. Próprias do período complexo que vivenciamos, essas crises decorrem de uma educação focada em aspectos técnicos.

Nesse sentido, a obra propõe um olhar atento para as questões da contemporaneidade de forma integrada e interdisciplinar, perpassando por diversos segmentos: ambiental, social, econômico, político e sanitário, envolvendo atores políticos e sociais. Nesse olhar, a sustentabilidade é vista como forma de reconstruir e repensar uma postura mais adequada, de modo a contribuir na solução dos problemas globais e na transformação da legislação ambiental. Tudo isso com foco na construção de uma sociedade melhor, que consiga se manter no ambiente com qualidade de vida.

Composta de 14 artigos científicos, desenvolvidos por discentes, docentes e pesquisadores vinculados a destacados programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica, a obra reafirma o papel fundamental da ciência, trazendo-nos estudos valiosos de pesquisadores de diversas partes do Brasil, cujos esforços se somam na busca de avanços rumo à construção de sociedades sustentáveis. Cabe destacar a contribuição de ilustres pesquisadores convidados: Luiz Alberto Blanchet (PUC/PR), Ângela Cassia Costaldello (UFPR), Karin Kässmayer (UFPR) e Teresa Villac (professora convidada FGV, UnB, Mackenzie Brasília, USP), além da ministra do Superior Tribunal de Justiça Fatima Nancy Andrighi, doutoranda do PPCJ/Univali – autores que abrilhantam o caminho pela busca do aprimoramento jurídico socioambiental.

Colaboradores:

André Luiz Anrain Trentini

Ângela Cassia Costaldello

Claudia Rodrigues Emilio de Carvalho

Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco

David Matalon Neto

Eduardo Ambros Ribeiro

Fatima Nancy Andrighi

Jorge Luís Batista Fernandes

Josemar Sidinei Soares

Karin Kässmayer

Klauss Corrêa de Souza

Leandro Katscharowski Aguiar

Luciana Pelisser Gottardi Trentini

Luiz Alberto Blanchet

Manoel Aristides Sobrinho

Marcelo Coelho de Carvalho

Marcelo Ricardo Schahin

Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza

Nataniel Martins Manica

Renan Taketomi de Magalhães

Ronan Saulo Robl

Tatiana Alves Carbone

Teresa Villac

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.