Voltar Campanha Dignidade Menstrual prossegue com a distribuição de absorventes pelo Estado 

Comarcas em diversas regiões de Santa Catarina fizeram recentemente entregas dos absorventes descartáveis arrecadados na segunda edição da campanha Dignidade Menstrual, promovida pelo Poder Judiciário de Santa Catarina de 10 de maio até 30 de junho. O objetivo da ação é combater a desinformação e dar visibilidade ao tema, além de arrecadar os produtos de higiene que chegarão às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Conforme uma pesquisa realizada em 2021, 28% das mulheres brasileiras de baixa renda vivem o que é chamado de pobreza menstrual. Ela é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, por falta de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de conhecimento.

No Judiciário catarinense, o esforço para minimizar essa situação entre as mulheres nessa condição é dirigido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), Diretoria de Saúde e Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ). A campanha contou também com parceiros externos, entre eles entidades que já atuam em conjunto com o Judiciário no programa Novos Caminhos: FIESC/SESI/SENAI, FAESC/SENAR e Fecomércio/SESC.

Lages

Em Lages, na Serra catarinense, a comarca local arrecadou 1.264 absorventes em 113 pacotes do produto. Os donativos foram entregues pelo juiz Alexandre Takaschima, diretor do Fórum, e pela secretária Yonara Zeschau Schimitz Silva à Casa Ecumênica Recriando a Vida. A entidade tem 10 anos, atende famílias em situação de vulnerabilidade social e oferece cursos de formação para mulheres multiplicadoras de Lages e região, além de outras atividades como trabalho cultural feito com crianças e adolescentes.

Entrega de absorventes.
 

Educadora popular, Alzira Machado conhece bem a realidade das mulheres que vivenciam a pobreza menstrual. "Expresso a minha alegria em receber os absorventes em nome dessas mulheres. Às vezes, a gente não mensura quanto custa um pacotinho de absorventes para as mulheres que vivem essa realidade. Digo com a minha experiência que, para elas, custa muito caro. Ter acesso a essa doação é um privilégio muito grande."

Alzira fez questão de agradecer: "Muitíssimo obrigada a quem encaminhou, coordenou e partilhou os absorventes." Neste ano, a comarca contou com a parceria da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e a participação do Sesi, Senai e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

Camboriú

Na comarca de Camboriú, na região da Foz do Rio Itajaí, foram arrecadados 165 pacotes de absorventes. O Conselho da Mulher e o Petshop Turma do Cão, ambos de Camboriú, participaram da ação. A entrega dos donativos à Escola Básica Professor Abalor Américo Madeira foi feita pela juíza Naiara Brancher, pela advogada Kátia Quintanilha e pela secretária de Educação do município, Maria Alice Pereira. A diretora da unidade escolar e algumas alunas receberam as doações.

Abelardo Luz

No Oeste, a comarca de Abelardo Luz arrecadou 135 pacotes de absorventes, que foram entregues ao Centro de Formação Humana e Iniciação Profissional Madre Bernarda (CEMAB).

Entrega de absorventes.
 

A entidade atende famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Participaram da entrega, que ocorreu em duas oportunidades, a assistente social forense Samantha Roloff, a estagiária de serviço social Angelica de Souza Silva e as educadoras sociais da entidade, Ana Mara Scheis e Karla Eduarda Spuner Cardoso.

Imbituba

Na comarca de Imbituba, na região Sul, o resultado da arrecadação foi encaminhado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Rosane Laurentino, a entidade sempre compra absorventes para as alunas em vulnerabilidade social, e receber a doação foi muito significativo. "Nem precisamos fazer a compra do mês. Entregamos para as alunas usarem em casa e guardamos alguns na APAE, para caso de necessidade."

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.