Seguro e moderno, novo Fórum de Garuva será inaugurado nesta semana  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Seguro e moderno, novo Fórum de Garuva será inaugurado nesta semana 

Edificação sustentável alia tecnologia e arquitetura contemporânea

10 Dezembro 2024 | 11h49min
  • Inauguração

A história da comarca de Garuva, no norte do Estado, será marcada nesta semana (12/12) pela inauguração de uma nova e moderna sede do Fórum. Projetado pela Toposolo Engenharia e Topografia S.S. e pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o edifício de 2,4 mil metros quadrados traz uma linguagem arquitetônica contemporânea e soluções sustentáveis. O projeto destaca-se pela combinação de tecnologia e sustentabilidade, oferecendo conforto e eficiência aos usuários. A solenidade de inauguração, às 15h, contará com a presença do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e demais autoridades. 

Entre os diferenciais estão a ventilação natural cruzada e brises nas fachadas, que reduzem a insolação e diminuem a necessidade de ar-condicionado. O reaproveitamento da água da chuva também está entre as iniciativas sustentáveis, assim como a infraestrutura para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. O novo Fórum foi projetado para garantir plena acessibilidade e segurança a todos os usuários.

Entre as soluções de acessibilidade destacam-se os elevadores adaptados, equipados com botoeiras em braile, barras de apoio e sinalização sonora, além de sanitários acessíveis em todos os pavimentos. No quesito segurança, a estrutura conta com circulações restritas para magistrados, promotores e custodiados, além de infraestrutura para instalação de sistemas modernos de videomonitoramento, pórticos detectores de metais, scanners e catracas. A construção foi executada pela empresa Tríade. 

A comarca de Garuva, de entrância inicial, atende aproximadamente 18,5 mil habitantes no município-sede. O novo prédio está situado em um terreno de 6,8 mil metros quadrados cedido pela prefeitura, e foi projetado para atender às demandas atuais e futuras. O projeto foi desenvolvido utilizando como premissas fundamentais a modulação e flexibilidade dos espaços internos, de forma a facilitar futuras alterações dos ambientes. Além de abrigar a vara judicial existente, o prédio possui estrutura para uma possível expansão e inclui espaços exclusivos para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080