TJSC firma convênio com TJPR que ampliará chance de adoção para crianças catarinenses - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Uso do aplicativo A.DOT deve incrementar números no Estado
- Adoção
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) firmou convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) a fim de utilizar o aplicativo “A.DOT” como sistema complementar de disponibilização para adoção de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente no Estado por meio de busca ativa. A instituição e a regulamentação da nova ferramenta estão contidas no provimento CGJ n. 6/2025, editado pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
O corregedor-geral, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, enviou neste mês uma circular para todos os juízes, juízas e servidores de 1º grau com atuação na área da infância e juventude, com o objetivo de dar ciência sobre o aplicativo e solicitar as providências necessárias para sua utilização. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), órgão ligado à CGJ, providenciou um material de apoio com o passo a passo para a inclusão das crianças e adolescentes na identidade visual do app, que é gerenciado pelo TJPR.
Lançado em 25 de maio de 2018, data em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, o aplicativo A.DOT tem por objetivo encontrar famílias para crianças e adolescentes que estejam aptas à adoção e que não tenham pretendentes disponíveis e interessados em adotá-los, como crianças maiores de oito anos, adolescentes, grupos de irmãos e acolhidos com deficiência ou problemas de saúde.