Servidores do TJSC são capacitados para agir em emergências e controlar hemorragias  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Servidores do TJSC são capacitados para agir em emergências e controlar hemorragias 

Ações reforçam segurança nos fóruns e fortalecem resposta em situações críticas de saúde 

30 Junho 2025 | 17h04min

Com foco na prevenção de acidentes e na atuação rápida em situações de risco, o Poder Judiciário de Santa Catarina promoveu capacitações voltadas ao atendimento em emergências e ao controle de hemorragias graves. As ações, realizadas em Itajaí e Florianópolis nos dias 18 e 27 de junho, reuniram servidores, bombeiros militares e profissionais da área da saúde, em reforço ao compromisso institucional com a preservação da vida e a segurança no ambiente de trabalho.

No último dia 27 de junho, a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu treinamento voltado ao controle de hemorragias graves, com a participação de bombeiros militares e servidores médicos e enfermeiros da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).

A capacitação foi conduzida pelo subtenente BM Jacymir Santos de Oliveira, instrutor credenciado pela organização educacional American College of Surgeons para atuar como docente no programa Stop the Bleed. O conteúdo abordou os aspectos fisiológicos da hipovolemia e técnicas atualizadas de controle de sangramentos, com demonstração de novos materiais e procedimentos voltados ao atendimento de emergências hemorrágicas.

Em Itajaí, servidores capacitados para atuar em situações de risco

Já no último dia 18 de junho, 11 servidores da comarca de Itajaí participaram do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências, realizado na sede do 7º Batalhão Bombeiro Militar. A formação, promovida em parceria com a Academia Judicial e a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do TJSC, teve como objetivo capacitar os participantes para a prevenção de acidentes, formação de brigadas de incêndio e atuação em situações de risco, em conformidade com a Lei Estadual n. 16.157/2013.

Durante o curso, os servidores e as servidoras receberam instruções práticas e teóricas sobre sistemas preventivos contra incêndios, uso correto de extintores, procedimentos de evacuação de edificações e noções de primeiros socorros — incluindo avaliação da vítima, manobras de desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar (RCP) e controle de hemorragias.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080