Desembargadores aposentados Sérgio Heil e Getúlio Corrêa são homenageados pelo Pleno do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Magistrados foram homenageados pela dedicação e relevantes serviços prestados ao PJSC
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) prestou na tarde desta quarta-feira, 2 de julho, homenagens aos desembargadores aposentados Sérgio Izidoro Heil e Getúlio Corrêa. O ato ocorreu em sessão extraordinária do Tribunal Pleno. Os dois homenageados receberam do presidente em exercício do Tribunal, desembargador Cid José Goulart Junior, uma placa de agradecimento do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, pela dedicação e relevantes serviços prestados ao Judiciário catarinense.
Ao falar em nome dos colegas, o desembargador Saul Steil destacou o legado de Sérgio Heil como criador da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) e idealizador do Programa Novos Caminhos, iniciativa que ajudou a construir e edificar a autonomia de jovens acolhidos por meio do encaminhamento a vagas de trabalho, hoje instituída em todo o território brasileiro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“À frente do programa, Vossa Excelência soube ouvir aqueles que precisavam de apoio, de uma mão estendida para o amanhã. Sua bondade fez modificar jovens, dando-lhes perspectiva de futuro. São atitudes como essa que o diferenciam como ser humano. Na qualidade de homem público, detentor do poder de julgar, não ficou enclausurado nos gabinetes, mas foi em busca de dias melhores para as crianças e os jovens catarinenses”, frisou o desembargador Saul.
Para relembrar a carreira e as qualidades do desembargador Getúlio, tomou a palavra o 2º vice-presidente do TJ, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, que relembrou os laços de amizade com o homenageado. Ele enfatizou que, nesse período de convivência, o homenageado lhe deixou três grandes legados: o perdão, o agir ético e a prática da fraternidade.
“Perdão, ética e ações fraternais num mundo tão conturbado fazem diferença e ajudam a semear, no difícil caminho que escolhemos trilhar, um pouco mais de beleza. O desembargador Getúlio é um homem educado, afável, inteligente. Sua presença sempre trouxe um ar de serenidade e sabedoria aos corredores do Tribunal. Como magistrado, demonstrou compromisso inabalável com a justiça, sempre buscando a verdade e a equidade em cada decisão”, assinalou o desembargador Júlio César.
As palavras finais foram do presidente em exercício do TJSC, que ressaltou as trajetórias dos dois homenageados, marcadas por comprometimento, integridade e senso de justiça. “Em nome desta Corte, agradeço cada decisão proferida, sempre com sabedoria, cada voto pautado pela equidade e cada gesto de dedicação, que inspiraram colegas e servidores ao longo dos anos. Com a certeza do dever cumprido, desejamos que esta nova etapa seja alvissareira, repleta de serenidade, saúde e alegrias, especialmente nos momentos ao lado da família e dos amigos. Que desfrutem do merecido contentamento de tudo aquilo que plantaram ao longo de suas honrosas jornadas. Muito obrigado por tudo”, complementou.
Carreira dos homenageados
Natural de Florianópolis, Sérgio Izidoro Heil tomou posse como magistrado em dezembro de 1981. Durante os quatro anos como juiz substituto, ele passou por mais de 20 comarcas. Na condição de titular, o magistrado atuou nas comarcas de Campo Erê, Mondaí, São José, Tubarão, Itajaí e Capital. Em 2003, foi promovido a juiz de direito de 2º grau e, em outubro de 2007, foi nomeado desembargador. Desde então, foi membro do Órgão Especial, da Câmara de Agravos Internos em Recursos Constitucionais e do Conselho da Magistratura. Também presidiu a 2ª Câmara Criminal e a 5ª Câmara Civil. Coordenou o programa Lar Legal e a CEIJ, entre outras ações. Foi 2º vice-presidente do TJSC no biênio 2016/2017 e assumiu por vezes, de forma interina, a Presidência.
Getúlio Corrêa é natural de Florianópolis. Antes do ingresso na magistratura, foi oficial da Polícia Militar, onde chegou ao posto de major. Foi presidente da Associação Internacional das Justiças Militares (AIJM). Nos anos de 2003 a 2005, foi diretor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc). Em 2004 foi diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). É presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME). Em 1984 foi nomeado para exercer o cargo de juiz auditor substituto da Justiça Militar, com lotação na Capital. Em 1992, foi promovido ao cargo de juiz auditor da Justiça Militar. Em 2013, foi promovido ao cargo de desembargador, no qual atuou na 2ª Câmara Comercial e na 2ª e 3ª Câmaras Criminais. Foi coordenador do Conselho de Segurança Institucional, 2º vice-presidente e, posteriormente, 1º vice-presidente do TJSC.
Assista ao vídeo sobre a sessão: