1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional inicia na próxima segunda-feira - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Inédita, iniciativa tem apoio do TJSC e busca estimular a reflexão sobre cidadania, justiça e inclusão social
Em uma ação pioneira que alia arte e educação, duas unidades do sistema prisional de Santa Catarina receberão, entre os dias 14 e 18 de julho de 2025, a 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Ela será realizada no Presídio Regional de Jaraguá do Sul e no Presídio Feminino de Joinville, com sessões de filmes seguidas de rodas de conversa conduzidas por facilitadores.
A iniciativa, exclusiva para pessoas privadas de liberdade, tem entre os facilitadores o Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo (GMF), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e busca promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fomentar o diálogo sobre direitos humanos.
Serão exibidos 13 curtas-metragens que abordam temas como dignidade, igualdade racial, saúde mental, sustentabilidade, inclusão e combate ao racismo. No total, serão 12 horas de exibições, atividades educativas e culturais. A programação contempla diferentes gêneros cinematográficos, incluindo ficção e documentários.
A mostra é uma ação conjunta da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen/MJSP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do GMF/TJSC e da Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (Sejuri), com participação simultânea em unidades prisionais de todo o Brasil.
Essa ação está alinhada à meta geral do Plano Nacional Pena Justa: incorporação das atividades de cultura, esportes e lazer nos planos estaduais de educação com estratégia para garantir a equidade de raça e gênero, indicador 2.2.4.1.3.1.