Cancela eletrônica vai aprimorar a segurança no estacionamento do complexo do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
São 576 vagas de carros e mais 100 para motocicletas
A fim de aprimorar a segurança no estacionamento do complexo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), uma cancela eletrônica foi instalada para assegurar o acesso apenas de veículos cadastrados. Segundo a Casa Militar do Judiciário catarinense, são 576 vagas de carros e mais 100 de motocicletas para as Torres I e II do TJSC e o Fórum Rid Silva, na comarca da Capital. O projeto, que ainda não tem data para entrar em operação, conta com a participação da Diretoria-Geral Administrativa (DGA) e da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA).
O diretor da DEA, Everton William Tischer, explica que o novo sistema prevê a instalação de uma cancela eletrônica que será acionada pela leitura de placas cadastradas, por meio de duas câmeras posicionadas na entrada privativa de veículos. “Além disso, há um interfone para solução de eventuais problemas de reconhecimento”, observou.
Todos os titulares de vagas receberam um e-mail para o recadastramento dos carros e das motocicletas. Agora, o sistema está em fase de alimentação com as informações coletadas para entrar em operação. Caso o colaborador usuário de vaga não tenha recebido o e-mail, é necessário entrar em contato com a Casa Militar pelo casmil@tjsc.jus.br.
De acordo com o chefe da Casa Militar do TJSC, coronel Cristiano Medeiros, a instalação da cancela é uma importante medida de reforço no controle e segurança pessoal dos servidores, magistrados e desembargadores que acessam diariamente o TJSC e o Fórum Rid Silva. “Em razão do constante e intenso movimento de veículos que acessam o estacionamento todos os dias, a cancela eletrônica reforçará a execução do policiamento ostensivo por parte dos policiais militares de serviço na Casa Militar”, completou o coronel.
Durante as duas próximas semanas, a DEA vai executar algumas melhorias para a orientação dos motoristas e pedestres que acessam o complexo do TJSC. A primeira será a sinalização e as marcações no piso; a identificação da base do interfone; e a confecção e instalação de placas de orientação.
Com o início da operacionalização da cancela eletrônica, os policiais militares de serviço permanecerão à disposição para orientação aproximada dos colaboradores, especialmente durante a adaptação do sistema. Mesmo com a cancela, haverá espaço para embarque e desembarque no pátio do TJSC após o primeiro retorno recém-construído, onde há vagas reservadas pela legislação. O local tem cobertura e garante acesso seguro aos pedestres.