Eventos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, realizou um grande evento nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, intitulado História da Justiça e museus judiciários.

Na ocasião, representantes de diversos tribunais do país compareceram e tiveram a oportunidade de assistir a palestras memoráveis.

Os palestrantes, de renomada competência, demonstraram não apenas conhecimento profundo sobre o tema, mas a paixão pela história e a importância dessa ciência.

Outro fator relevante foi a interação entre servidores e autoridades de diversos ramos da justiça e de outros órgãos públicos, que possibilitou a troca de experiências sobre gestão documental, em especial a preservação e a divulgação do material de conteúdo histórico.

A propósito, na ocasião foi criado um grupo de WhatsApp, denominado MEMOJUS, com parceiros de diversas Cortes do país e que tem servido como um canal de boas práticas sobre esse importante tema.

Não seria demais dizer que no evento em tela foram plantadas algumas sementes que certamente contribuíram para a edição, pelo Conselho Nacional de Justiça, da Resolução n. 316, de 22 de abril de 2020, que instituiu a data de 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário.

E para comemorar essa data, a par de outras iniciativas já implementadas e de outras que estão em curso, disponibilizamos as palestras e o folder de divulgação do evento nos links abaixo, para que todos tenham a oportunidade de assistir ou rever esse importante momento.