Procedimentos de contratação

Confirmado o interesse da unidade na prestação do serviço voluntário, seguem os passos de contratação: 

Cadastro de usuário externo no sistema SEI

Realização de cadastro de usuário externo acessando o sistema SEI. Após aprovação do cadastro, o usuário será notificado por mensagem eletrônica. As dúvidas sobre o CADASTRO NO SEI devem ser encaminhadas para suportesei@tjsc.jus.br. O comprovante de endereço solicitado no momento do cadastro poderá estar em nome dos pais.

Envio ou inclusão da documentação no processo SEI

A unidade para a qual você está sendo contratado solicitará que a documentação seja:

  • Enviada por e-mail, para que a própria unidade faça a inclusão; OU
  • Incluída por você no processo SEI de contratação (para isso a unidade disponibilizará seu acesso para inclusão dos documentos).  

Independentemente da opção, organize os documentos de contratação em três arquivos em formato PDF conforme a seguir:

  • 1º Arquivo – Tipo Informação:   Você deverá fazer o download do Formulário para Declaração Unificada de Voluntariado, preencher os dados e salvar o documento em formato PDF.  
  • 2º Arquivo – Tipo Documentação: Os documentos listados abaixo devem ser digitalizados juntos, EM ÚNICO ARQUIVO no formato PDF (escala bitonal - preto e branco).   
    • Carteira de identidade ou CNH;   
    • Comprovante de Situação Cadastral no CPF;  
    • Comprovante de endereço;   
    • Comprovante de escolaridade. 
  • 3º Arquivo – Tipo Certidão: As certidões devem ser geradas através dos links abaixo e digitalizadas juntas, EM ÚNICO ARQUIVO no formato PDF (escala bitonal - preto e branco) . Certidões ou declarações negativas dos locais de domicílio nos últimos 5 (cinco) anos:
    • Justiça Federal;
    • Justiça Estadual ou Distrital
    • Justiça Militar;  
      • Federal 
      • Estadual (Se tiver domicílio apenas em SC, não é necessária - certidão igual a de antecedentes criminais; Se tiver domicílio em MG, SP e RS, nos últimos 5 anos, deverá buscar as certidões estaduais); 
    • Justiça Eleitoral (quitação e negativa de crime);  
    • Certidão dos Tribunais de Contas da União, do Estado (certidão negativa de cadastro) e, quando for o caso, do Município; 
  • Certidão de Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa do Conselho Nacional de Justiça;  
  • Certidão/Declaração do conselho ou órgão profissional competente, com a informação de que não foi excluído do exercício da profissão;   
  • Certidão/Declaração dos entes públicos ou órgãos jurisdicionais em que tenha trabalhado nos últimos 10 (dez) anos, com a informação de que não foi demitido, a qualquer título, não teve cassada aposentadoria ou disponibilidade e não foi destituído de cargo em comissão;  
  • Documento emitido pelo órgão público em que o indicado ocupe cargo público efetivo, que comprove a anuência quanto à prestação de serviço voluntário no PJSC (hipótese prevista no § 4º do art. 4º da resolução 23/2023). 

Após organizar os documentos de contração em três arquivos em formato PDF:   

  • Envie os arquivos para o e-mail da unidade para a qual você está sendo contratado para que a mesma faça a inclusão;  OU 
  • Inclua os arquivos em seu processo de contratação no sistema SEI (você receberá um e-mail com o link para acesso ao sistema).  

Orientações para incluir os arquivos no sistema SEI, após o recebimento do e-mail com o link de acesso ao processo:  

  • Clique no link da mensagem recebida;   
  • Insira o e-mail e senha;   
  • Na coluna Ações, clique em Inclusão de Documento;   
  • No item Tipo, selecione o tipo de documento conforme o tipo de arquivo (Informação ou Documentação ou Certidão);   
  • Clique em Escolher arquivo, escolha o arquivo a ser juntado;   
  • Clique em Salvar.   

Este procedimento deverá ser repetido para cada um dos três tipos de arquivo a ser incluído.

Assinatura do Termo de Adesão

A solicitação da assinatura do Termo de Adesão será enviada por e-mail, a assinatura ocorre no Sistema SEI.  

Preenchimento do pré-cadastro no Sistema ERP  

A solicitação de preenchimento do pré-cadastro será enviada por e-mail, o provimento só poderá ser realizado após a conclusão do cadastro. Para dúvidas no preenchimento entrar em contato pelo e-mail dgp.extraquadro@tjsc.jus.br

Mais informações 

Seção de Extraquadro
Divisão de Gestão de Cargos
Diretoria de Gestão de Pessoas
Telefone: (48) 3287-7550