Sistemas Judiciais e Administrativos


Caro(a) servidor(a)

Chegamos na última etapa do programa de acolhimento e ambientação. Apresentaremos a seguir os principais sistemas utilizados nas três grandes áreas de atuação na instituição para que você possa adquirir o conhecimento básico sobre as ferramentas que farão parte de sua rotina de trabalho.

As três principais áreas de atuação são:

  • Justiça de primeiro grau (comarcas);
  • Justiça de segundo grau (TJSC - área judicial); e
  • Área administrativa (TJSC - unidades administrativas).

Diante do grande número de informações do programa, é natural que você não absorva todo o conteúdo de imediato. Fique tranquila(o) quanto a isso, pois, além de poder consultar o material do curso a qualquer momento, o(a) gestor(a) e as(os) colegas de sua nova unidade de trabalho estarão à disposição para orientá-lo. Na medida que você for aplicando a teoria na prática, o sistema ficará cada vez mais simples.

Uma vez que cada área de atuação requer um estudo específico, você deverá estudar somente os conteúdos relacionados à sua área de atuação. Assim:

  • Se você é servidor(a) da justiça de primeiro grau (comarcas), deverá estudar o eproc - Justiça de Primeiro Grau;
  • Se você é servidor(a) da justiça de segundo grau (TJSC - área judicial), deverá estudar o eproc - Justiça de Segundo Grau; ou
  • Se você é servidor(a) da área administrativa (TJSC - unidades administrativas), deverá estudar o SEI! Processos Administrativos. 

Como mencionado anteriormente, servidoras e servidores de qualquer área de atuação precisarão usar o SEI para questões relacionadas à própria carreira na instituição.

Ainda, se quiser aprofundar seus conhecimentos, disponibilizamos Conteúdos complementares sobre alguns destes sistemas judiciais. Esses conteúdos não são obrigatórios durante o Programa Novos Laços, mas podem servir como uma importante fonte de consulta quando você começar a desempenhar suas atividades.

Para acessar os conteúdos de capacitação, acesse o tema conforme sua área de atuação:

Na agenda do Programa Novos Laços, você encontra a programação e o momento que será dedicado à leitura destes conteúdos.

Sempre que necessário, pode contar com a equipe do Programa Novos Laços, que estará junto como você em todos os dias da sua ambientação.

Bons estudos!