Eproc - Justiça de Primeiro Grau e sistemas complementares

O eproc é o principal sistema eletrônico para tramitação dos processos judiciais. Suas diversas funcionalidades conferem maior celeridade, transparência e eficiência na gestão processual.

No momento oportuno, o(a) gestor(a) de sua unidade de lotação fará seu cadastramento no eproc e disponibilizará usuário e senha para seu primeiro acesso.

Todo o conteúdo de capacitação deste sistema se encontra disponível na página principal do nosso Tribunal, em Processo Eletrônico.

Durante sua atuação nos processos judiciais, você terá a oportunidade de conhecer as mais diversas ferramentas desse sistema e poderá, em momento oportuno, retomar o conteúdo e localizar pontos mais específicos, de acordo com a atividade que está sendo realizada.

Como você está só começando, apresentamos a seguir alguns conteúdos para que você tenha uma noção inicial do sistema. Denominamos esses conteúdos de Conteúdos obrigatórios nesta etapa da ambientação. Eles passam uma visão geral e devem ser vistos antes do início de sua atuação na unidade, ou seja, antes de começar a trabalhar diretamente com os processos.

Os Conteúdos complementares, por sua vez, descrevem as operações de sistema de forma mais detalhada, portanto se recomenda conhecer esses conteúdos quando já estiver atuando nos processos, para melhor assimilação da teoria com a prática.

Sistemas eproc e SEEU

 Todo o conteúdo de capacitação dos principais sistemas judiciais (eproc e SEEU) está disponível na página do TJSC, nos portais específicos de cada sistema.

Conteúdos obrigatórios - eproc Primeiro Grau

Todas as competências

Para estudar o conteúdo do Eproc, é necessário estar logado em sua conta institucional do Microsoft 365, a mesma da conta do Teams e do e-mail institucional.

Todo o conteúdo está disponível no Portal do Conhecimento eproc, disponível no menu esquerdo do Portal eproc.

Para iniciar sua jornada de aprendizado, basta clicar no ícone Formação inicial para servidores: eproc - Módulo Básico e assistir as seguintes videoaulas:

Como conteúdo obrigatório em sua ambientação, indicamos também o Tutorial Servidor em Plantão.

Ainda no Portal do Conhecimento eproc, acessar o Eproc Minuto e assistir às seguintes videoaulas:

Exclusivo para unidades com competência na área criminal

Caso você esteja lotado em unidade que atua na área criminal ou de execução penal, deverá estudar os conteúdos obrigatórios abaixo, conforme cada área de atuação. Caso contrário, deverá se dedicar aos Conteúdos complementares do eproc Primeiro Grau.

Para estudar o conteúdo do Eproc, é necessário estar logado em sua conta institucional do Microsoft 365, a mesma da conta do Teams e do e-mail institucional.

Todo o conteúdo está disponível no Portal do Conhecimento eproc, disponível no menu esquerdo do Portal eproc.

Para iniciar sua jornada de aprendizado, basta clicar no ícone Competência Criminal e Execução Penal e fazer a leitura dos tutoriais sobre o tema.

Ainda, é importante que conheça alguns conteúdos do  Curso eproc criminal. Assim, indicamos que assista às seguintes videoaulas:

Conheça também os seguintes sistemas complementares utilizados por quem atua em unidades com competência na área criminal:

  • SISP - Sistema Integrado de Segurança Pública: Sistema da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Utilizado para busca de dados (endereços), verificar se a parte está presa ou solta, entre outros.
  • Rol da CGJ - Rol de Antecedentes da Corregedoria Geral de Justiça: 5 bancos de dados formados com informações processuais, utilizado para certificação de antecedentes.
  • BNMP 2.0 - Banco Nacional de Monitoramento de Prisões: base de dados que contém os dados de toda a população prisional brasileira. Nele são registrados todos os mandados de prisão e alvarás de soltura, entre outros expedientes.

Nas páginas de cada um dos sistemas acima você encontrará as orientações para providenciar o seu acesso. Mas não se preocupe com isso agora, pois você poderá contar com o auxílio da(o) chefe de cartório de sua unidade, que poderá fazer seu cadastramento, disponibilizando usuário e senha para o primeiro acesso.

Conteúdos obrigatórios - SEEU

Se você autuará em unidade com competência para a execução penal, saiba que além da utilização do Eproc também é utilizado o sistema SEEU – Sistema Eletrônico Unificado. Os conteúdos abaixo são fundamentais para as(os) servidoras(es) que atuarão com essa competência.

No momento oportuno, o(a) gestor(a) de sua unidade de lotação fará seu cadastramento no SEEU e disponibilizará usuário e senha para seu primeiro acesso.

Para conhecer os procedimentos e informações necessários para o desempenho das suas funções, fazer a leitura dos conteúdos disponibilizados no Material de Capacitação.

Exclusivo para Centrais de Mandados e Oficiais de Justiça

Caso você desempenhe suas funções nas Centrais de Mandados e ocupe o cargo de Oficial de Justiça e Avaliador, fazer o estudo dos tutoriais abaixo disponibilizados no material de capacitação:

Exclusivo para Distribuição/Secretaria do Foro

Caso desempenhe suas funções na Distribuição ou Secretaria do Foro, fazer o estudo dos seguintes conteúdos:

Exclusivo para Contadores

Caso desempenhe a função de Contador Judicial, fazer o Curso de Contadoria que o capacitará para o exercício das suas atribuições, seguindo os passos abaixo:

Exclusivo para Família e Infância

Caso desempenhe suas funções em Unidade com competência na área da Família, Infância e Juventude, fazer a leitura dos seguintes materiais:

Suporte aos sistemas judiciais

Se durante sua atuação na unidade judicial você tiver algum problema que envolva os sistemas de tramitação processual, utilize os canais existentes para acionar o suporte.

Importante! O Poder Judiciário de Santa Catarina não presta suporte por e-mail aos sistemas judiciais de primeiro grau.

Se o assunto for referente ao SEEU, a dúvida deverá ser enviada por este formulário. Não há atendimento por telefone.

Se você desejar falar com o suporte eproc Primeiro Grau acesse o formulário do Portal de Serviços para enviar sua solicitação. O atendimento é realizado das 12 às 19 horas ou, nos casos urgentes, ligue entre 12 e 18 horas para (48) 3287-0800.

Balcão Virtual

Quando você pensa em ser atendido em um setor público, deve logo pensar no deslocamento até o local e já torce para que não seja necessário aguardar muito tempo. Saiba que o Judiciário catarinense conta com atendimento virtual! Isso mesmo, não precisa sair de casa. Com alguns clicks você será atendido em uma sala virtual pelo servidor ou pela servidora da vara e comarca desejada. E, em breve, você poderá ser o servidor ou a servidora que fará esse tipo de atendimento. Aprenda a usar o Balcão Virtual acessando seu Portal. Assista ao vídeo Balcão Virtual e leia o Manual do Atendente e o Manual do Usuário Externo.