Voltar Gestão de processos de trabalho, na prática, cria atalhos e acelera atos de rotina

Incentiva e valoriza experiência do servidor

Quem busca ter acesso a um processo judicial arquivado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina - e o consegue em curto prazo - não imagina que tal rapidez foi possível a partir do desenvolvimento de uma metodologia de nome até pomposo, como "Gestão de Processos de Trabalho", mas que na prática implica reunir gestores e servidores a fim de discutir em pé de igualdade rotinas e fluxos de trabalho para, enfim, estabelecer o melhor caminho ou até mesmo atalho para alcançar o objetivo final.

E a agilidade nos arquivos é só um exemplo, obtido também por esforço da gestão interna. A busca por melhoria contínua das rotinas de trabalho e, consequentemente, da satisfação dos usuários, abrange também áreas como elaboração de projetos básicos, execução de despesas, licitações, nomeações para cargos efetivos e comissionados, expedição de correspondências, malotes e processos, e atendimento de chamados técnicos.

Esse processo de implementação da gestão por desempenho segue diretriz traçada no plano de metas do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, em trabalho coordenado pela Assessoria de Planejamento, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas. Informações sobre a metodologia e as ações já implementadas podem ser consultadas no portal da Gestão Estratégica (link https://www.tjsc.jus.br/web/gestao-estrategica/gestao-de-processos).

Imagens: Divulgação/Asplan
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.