Voltar Judiciário de SC quer reduzir ainda mais consumo de copo plástico em suas dependências

Para reforçar ainda mais o compromisso com a sustentabilidade e reduzir o consumo de copo plástico descartável, o Poder Judiciário de Santa Catarina acaba de lançar a campanha “Traga seu copo ou caneca”, que tem como público-alvo servidores, magistrados, estagiários, terceirizados e demais colaboradores do PJSC. Além de tornar o copo descartável exclusivo para uso dos visitantes, a Diretoria de Infraestrutura do TJ e a Secretaria de Gestão Socioambiental (SGS) adotaram outras providências: retirada dos dispensers poupa-copos junto às copas no edifício-sede e em todas as salas das diretorias da Diretoria-Geral Administrativa; instalação de dispensers poupa-copos apenas nas áreas de circulação, para uso dos visitantes. Ainda, nas áreas de circulação do 8º andar da Torre I do TJSC, será disponibilizado aos visitantes o Ecopo, biocopo de papel reciclável, que é parte de um projeto piloto do Judiciário catarinense.

Desde a implantação do Plano de Logística Sustentável no TJSC, diversas ações têm sido realizadas para a redução do uso de copos descartáveis. A substituição dos copos plásticos descartáveis de poliestireno por copos de polipropileno, material que é mais bem aceito no mercado da reciclagem (2018/2019); a substituição dos suportes de copo por dispensers poupa-copos (2018/2019); a distribuição de canecas reutilizáveis comemorativas (2018/2019); e a adoção de política de incentivo ao uso de recipientes duráveis em reuniões e audiências, como jarras e copos de vidro (2018-2019), foram algumas dessas medidas.

Com isso, o Poder Judiciário catarinense registrou redução de 25% no uso de copos plásticos descartáveis e de 14% no uso de garrafinhas plásticas entre 2016 e 2019. Já entre 2015 e 2021, a diminuição atingiu 87% e 58% respectivamente, boa parte em razão da implantação do regime de trabalho remoto. Porém, registra a SGS, com o retorno ao trabalho presencial, verificou-se aumento da demanda por esses itens. Assim, para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e reduzir ainda mais o consumo de copos plásticos descartáveis, o PJSC lança a campanha "Traga seu copo ou caneca".

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.