Voltar Pioneiro no país, Programa Indira é apresentado no CNJ ao completar 1 ano de atividade

A juíza cooperadora técnica Naiara Brancher e a secretária Michelle Hugill, na condição de representantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), apresentaram nesta semana ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), o Programa Indira.

Elas participaram de um dos painéis da 2ª edição do ano do Mulheres na Justiça - Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Iniciativa pioneira no país, o Programa Indira implementou uma política institucional de prevenção e de medidas de segurança voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar praticada contra magistradas, servidoras e colaboradoras do PJSC.

“O grande objetivo do programa é conferir acolhimento institucional para magistradas e servidoras em situação de violência”, explica Michelle Hugill. Ele foi lançado em agosto do ano passado, em uma união de esforços da Cevid e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS).

 Juíza cooperadora técnica Naiara Brancher e secretária Michelle Hugill.
 

“Foi um trabalho coletivo; unimos forças, propondo pensar a violência doméstica e familiar, olhando não apenas para a situação de violência em particular, mas também com uma mirada para o machismo estrutural que constitui a nossa sociedade”, afirmou a juíza Naiara durante o painel.

Neste primeiro ano de existência, o Programa Indira investiu não só em medidas de segurança, mas também na realização de ações preventivas em rodas de conversa em diversas comarcas do Estado. Foram atendidas dezenas de pessoas com diversos encaminhamentos, como medidas protetivas, escolta, relotação e acolhimento.

“O atendimento desta vítima dentro da própria instituição por profissionais capacitados é fator que por si transmite segurança, confiança e dá encorajamento para romper o ciclo de violência em que a mulher está inserida”, completou a juíza Naiara no painel.

Uma página exclusiva dentro do portal do TJSC traz explicações detalhadas sobre o funcionamento do projeto e seus principais objetivos e ações.

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.