Voltar PJSC anuncia reestruturação da Diretoria de Saúde na abertura do ‘ReprogrAme-se’

Nova edição do programa “ReprogrAme-se”
 

Na abertura da semana que celebra o Dia Nacional da Saúde (5/8), em mais uma edição do programa “ReprogrAme-se”, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, anunciou nesta terça-feira (1º) a reestruturação da Diretoria de Saúde (DS). O objetivo é mudar completamente o conceito de trabalho da atual estrutura, para que a DS possa alcançar as 112 comarcas e as outras unidades do Judiciário no Estado com ações que valorizem a qualidade de vida de magistrados e servidores. Segundo o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, a normativa para a reestrutura organizacional e administrativa está em produção.

“Saúde é muito mais do que ausência de doença, saúde é ter qualidade de vida para as atividades do dia a dia. Hoje, se discute muito o direito à felicidade. E, para que haja felicidade, é preciso ter saúde. Neste sentido, estamos promovendo uma reestruturação na Diretoria de Saúde para implementar e tornar ainda mais eficientes, eficazes e efetivos os trabalhos por ela desenvolvidos, tendo à frente a doutora Graciela, que durante a pandemia da Covid-19 teve dedicação e calma em momento de absoluta incerteza”, destacou o dirigente máximo do Judiciário catarinense.

O presidente do TJSC destacou também o convênio firmado com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que reúne mais de 1,6 mil empresas. O Judiciário apresentou três desafios para que as empresas apresentem soluções inovadoras. Um deles tem relação com uma das diretrizes desta gestão, a dimensão humana. “Temos desafios nas áreas fim e meio. Na área-fim temos a preocupação com o executivo fiscal, que corresponde a 1/3 das ações judiciais. Também há o desafio de promover a qualidade de vida por meio da saúde, porque temos uma força de trabalho de 12 mil pessoas e sempre respaldamos essas iniciativas”, completou o desembargador Blasi.

Na opinião do diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, a prática da gestão corporativa de saúde no TJSC precisa crescer e acelerar para criar um ambiente de trabalho mais seguro, que proporcione, observe e corrija rumos para evitar doenças e lesões. “O foco da saúde precisa ser na qualidade de vida de magistrados e de servidores, com trabalho na saúde física e, principalmente, na saúde mental. Isso resulta em benefícios diretos para a organização, como o aumento de produtividade, a redução do absenteísmo e do presenteísmo, a atração e a retenção de talentos, a melhoria do clima organizacional e o fortalecimento da instituição”, anotou o diretor.

Nova edição do programa “ReprogrAme-se”.
 

Já a diretora de Saúde, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, lembra que o “ReprogrAme-se” realiza ações para o autoconhecimento e o autocuidado de magistrados e de servidores. Além das ações previstas em diferentes comarcas e na sede do TJSC até o fim do mês de agosto (calendário abaixo), a nova página no portal do TJSC convida a todos que participem das rodas de conversa para parar de fumar, para melhorar o sono e para o manejo da ansiedade e do estresse.

“Ainda que a vida seja corrida, a gente precisa ter como prioridade o autocuidado. E a Diretoria de Saúde tem a missão de recordar as pessoas daquilo que elas são. E o ‘ReprogrAme-se’ é uma maneira de lembrar sobre a necessidade do cuidado com a gente, para que façamos a nossa família e o nosso trabalho melhor. Queremos levar isso para todo o Judiciário, e por isso estamos fazendo cada vez mais ações em outros locais além do TJSC”, ressaltou a diretora.

Nova edição do programa “ReprogrAme-se”.
 

A solenidade de abertura contou ainda com a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann e a assessora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Florianópolis, Andrea Vergani. Na sequência, o doutor em psicologia Pedro Sbissa realizou uma palestra com o seguinte tema: “Como viver o nosso propósito pode nos tornar felizes?”. Também acontecem atividades de verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e bioimpedância, além de duas sessões de ginástica laboral com os fisioterapeutas da Seção de Ergonomia da DS.

Ações de saúde acontecem no mês de agosto em diversas comarcas

Ampliando ainda mais sua atuação, a DS continua com suas visitas in loco também nas comarcas e unidades do TJSC na Grande Florianópolis. A agenda prevê atividades nas comarcas de São José, Palhoça, Biguaçu, Itapema e Capital (SC-401 e UFSC) entre os dias 7 e 29 de agosto. Para participar, é necessária inscrição por formulário eletrônico. 

Recebem rodas de conversa com a nutricionista Gerusa Lorenzetti da Rosa, servidora do PJSC, que abordará o tema “Alimentação saudável - mudança de hábitos e escolhas” as comarcas de São José (7/8), Palhoça (8/8), Biguaçu (15/8) e Capital - SC-401 (22/8) e UFSC (29/8). Já a comarca de Itapema recebe em 21/8 uma roda de conversa sobre saúde mental com os psicólogos Miguel Wiggers e Rafaela Pederiva, da Diretoria de Saúde. As comarcas também recebem os demais serviços de aferição de glicemia capilar e pressão arterial, auriculoterapia e bioimpedância.

Confira a agenda completa do mês, promovida pela DS em parceria com a Qualirede (empresa conveniada ao SC Saúde):

1º/8/2023 – Tribunal de Justiça

7/8/2023 – Comarca de São José

8/8/2023 – Comarca de Palhoça

15/8/2023 – Comarca de Biguaçu

21/8/2023 – Comarca de Itapema

22/8/2023 – Comarca da Capital – Foro Distrital do Norte da Ilha SC-401

29/8/2023 – Comarca da Capital – Foro Distrital do Norte da Ilha UFSC


Mais informações na página dedicada à Semana da Saúde.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.