Voltar PJSC promove igualdade e conhecimento durante a 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) realiza a 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão nos próximos dias 21 e 22 de setembro, no Pleno do Tribunal de Justiça e no salão do Tribunal do Júri do Fórum Rid Silva, na Capital. O objetivo é conscientizar e esclarecer todos os colaboradores e a sociedade em geral sobre o tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Ao todo, serão nove palestrantes que debaterão assuntos desde “a nova identidade da pessoa com deficiência” até o “Judiciário inclusivo”.

Em razão da limitação do espaço, a Academia Judicial está com inscrições abertas para a participação presencial até o dia 10 de setembro. São 200 vagas à disposição - 120 para servidores com deficiência e 80 para gestores de pessoas com deficiência e chefes de secretaria do foro. Haverá custeio de diárias e de deslocamento para servidores. Confira a programação completa.

“Convidamos todos a participar deste evento transformador, que representa uma oportunidade ímpar para fomentar a interação e a inclusão em um espaço presencial. Contaremos com a participação ativa tanto de pessoas com deficiência quanto daqueles que não têm deficiências, ressaltando nosso comprometimento em promover uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, anotou o coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão, servidor Rodrigo Lima.

Participantes da 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão.
 

Na quarta-feira (30), representantes de várias diretorias e pessoas com deficiência realizaram uma vistoria técnica para atestar a acessibilidade do Pleno do TJ e do salão do Tribunal do Júri. O objetivo foi testar as plataformas elevatórias, as rampas e os demais itens de acessibilidade. A visita foi acompanhada pela juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann.

Atualmente, o Judiciário catarinense tem sete magistrados e mais de 120 servidores com deficiência. “É crucial lembrar que combater o capacitismo passa pelo conhecimento e pela convivência com pessoas com deficiência, possibilitando-nos reconhecer a capacidade e o potencial de cada indivíduo. Juntos, estamos trilhando um caminho que promove a equidade e valoriza a diversidade em nossa sociedade”, destacou Rodrigo Lima.

O evento terá transmissão pelo canal do TJSC no YouTube.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.