Voltar Programação da Semana de Combate ao Assédio no PJSC chega à comarca de Itajaí

Evento debateu temas como desigualdade, privilégio e opressão

Mais uma ação promovida durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que faz parte da programação da campanha “Envolver e Transformar - PJSC sem assédio e discriminação - 2024”, ocorreu no Vale do Itajaí. O Círculo de Construção de Paz, realizado pelo Comitê de Gestão Institucional da Justiça Restaurativa em parceria com as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação de 1º e 2º graus (CPEAMAS), ocorreu nesta quinta-feira (9/5) na comarca de Itajaí. 

A desigualdade, o privilégio e a opressão foram os temas principais, seguidos de discriminação, assédio moral, violência, intolerância, preconceito como subtemas, compartilha a assistente social do PJSC Joyse Joliet Giovanella, que desempenhou a função de facilitadora do Círculo ao lado de Maria De Lourdes Alves Lima Zanatta. Em roda, após a leitura de um texto, os participantes refletiram e enumeraram os privilégios, as desvantagens e os obstáculos que se tem por ser membro de um grupo oprimido e puderam identificar quais são os espaços nos quais desfrutam de privilégios, e quais são os espaços nos quais seu status social faz com que sejam oprimidos.

“O objetivo da dinâmica, promovida na comarca de Itajaí, foi o de refletir e enumerar os privilégios e as desvantagens que todos têm devido à posição na sociedade e conscientizar para agir de modo a dar apoio à igualdade social”, cita a servidora.

Ao longo da semana, a campanha atuou em várias frentes nas 112 comarcas do Estado e no Tribunal de Justiça. A proposta de ampliar as atividades em diferentes regiões do Estado tem sido avaliada como uma experiência positiva pela CPEAMAS. As comissões destacam que desta forma foi possível agregar e envolver mais servidores, principalmente aqueles que atuam no Primeiro Grau de Jurisdição, distantes da administração. A parceria entre CPEAMAS e a Justiça Restaurativa foi fundamental para possibilitar este acolhimento.

Na sexta-feira (10/5), às 15h, a campanha PJSC sem Assédio e Discriminação promove dois encontros do Círculo de Construção de Paz, na comarca de Lages. As ações ocorrem na sala do Núcleo de Justiça Restaurativa e na sala de reuniões da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA). Confira a programação completa neste link.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.