Voltar Satisfação de colaboradores com Judiciário de SC em 2023 mantém patamar próximo a 80%

A Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), realizada entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro deste ano, apurou índice de satisfação de 78,96%.

Participaram da pesquisa 1.606 colaboradores entre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as comarcas do Estado.

Este resultado mantém o maior patamar já alcançado, acompanhando os resultados de 2020 a 2022 e refletindo os investimentos constantes realizados com foco na saúde, qualidade de vida e melhoria do clima organizacional no PJSC. O gráfico abaixo apresenta o comparativo dos índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2015, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.

Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo:

Satisfação em relação:

Índice (%)

à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

64,68%

às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo.

50,36%

à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

76,37%

ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC.

81,62%

à comunicação institucional no PJSC.

79,62%

à clareza dos seus direitos e obrigações.

78,35%

à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC.

79,52%

à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade.

78,23%

às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho.

80,60%

às condições físicas de trabalho oferecidas.

77,04%

às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

72,74%

aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

80,43%

aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

78,66%

à política de benefícios do PJSC.

73,49%

ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

72,92%

à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

69,28%

ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor.

69,82%

à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe.

81,62%

à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades.

86,14%

ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

90,67%

à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC.

81,21%

ao seu comprometimento com o PJSC.

93,55%

à comunicação com seu superior hierárquico.

89,52%

à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional.

86,17%

à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

86,22%

à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho.

83,97%

à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico.

86,13%

à valorização de seu trabalho pela sua equipe.

87,31%

às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada.

73,74%

ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO

78,96%

Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da instituição:  

6 melhores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação:

Índice (%)

ao seu comprometimento com o PJSC.

93,55%

ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

90,67%

à comunicação com seu superior hierárquico.

89,52%

à valorização de seu trabalho pela sua equipe.

87,31%

à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

86,22%

à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional.

86,17%

6 piores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação:

Índice (%)

às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo.

50,36%

à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

64,68%

à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

69,28%

ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor.

69,82%

às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

72,74%

ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

72,92%

Neste ano, também foram apresentadas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores com a saúde física, emocional e qualidade de vida. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, com o intuito de manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados seguem nos quadros abaixo:

Satisfação em relação:

Índice (%)

Saúde Física 1

À qualidade de sua alimentação

74,95%

Saúde Física 2

À qualidade do sono

71,25%

Saúde Física 3

Às práticas de atividade física realizadas por você

62,64%

Saúde Física 4

Ao seu peso corporal

67,94%

Média Saúde Física

69,20%

Saúde Emocional 1

Ao seu entusiasmo e motivação

69,69%

Saúde Emocional 2

à sua vitalidade e energia

68,59%

Saúde Emocional 3

À sua paciência e tolerância

73,58%

Saúde Emocional 4

À sua capacidade de concentração e atenção

74,84%

Média Saúde Emocional

71,68%

Qualidade de Vida 1

Aos seus relacionamentos familiares

82,89%

Qualidade de Vida 2

Às suas amizades

80,63%

Qualidade de Vida 3

Aos seus momentos de lazer

73,55%

Qualidade de Vida 4

À utilização de seu tempo livre

70,24%

Qualidade de Vida 5

Às suas finanças pessoais

70,84%

Média Qualidade de Vida

75,63%

Média aspectos de Saúde e Qualidade de Vida

72,17%

A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados compõem indicadores do mapa estratégico institucional e são importantes fontes de informação para a concepção e priorização de projetos com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

A partir de janeiro de 2024, assim como nos anos anteriores, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica da pesquisa.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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