PJSC realiza sabatina com advogados da lista sêxtupla para o cargo de desembargador - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Quinto Constitucional
Os advogados integrantes da lista sêxtupla definida em votação pela OAB/SC para o preenchimento do cargo de desembargador, na regra do quinto constitucional, participaram da audiência de arguição realizada na manhã desta sexta-feira (9/7) pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A solenidade ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJSC, em Florianópolis.
Ouvido pela ordem de votação da categoria, cada advogado teve 15 minutos para compartilhar um pouco de sua trajetória e, na sequência, responder às perguntas da Comissão Permanente de Análise dos Requisitos do Quinto Constitucional, presidida pelo desembargador Ricardo Roesler, dirigente máximo do PJSC.
O primeiro entrevistado, Diogo Nicolau Pitsica, narrou seu respeito à instituição PJSC, reforçando o orgulho de pleitear uma vaga na Corte, definida por ele como um Tribunal de vanguarda e excelência em qualidade e produtividade. Durante os questionamentos, Pitsica discorreu sobre a aplicação da inteligência artificial no Direito, o uso das redes sociais por magistrados, reformas administrativas e tributárias, influência da opinião pública sobre a magistratura, entre outros assuntos.
Segundo entrevistado, Wilson Pereira Júnior comentou sua trajetória profissional em Joinville ao lado do pai, também advogado, além da experiência na passagem como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Questionado, teve a oportunidade de compartilhar suas considerações sobre a urna eletrônica, apontada como um equipamento extremamente confiável, e a discussão acerca do voto auditável, considerada por ele um retrocesso. Entre outros temas, falou sobre a participação feminina na política e no Judiciário, além do modelo de votação da OAB/SC na formação da lista sêxtupla.
Cumprimentado por estar de aniversário, o advogado Carlos Werner Salvalaggio teve a palavra na sequência. Ele falou brevemente sobre a trajetória na advocacia e externou suas motivações para buscar uma vaga entre os integrantes do Tribunal catarinense. Durante a sabatina, Salvalaggio tratou das responsabilidades inerentes ao cargo de desembargador e dos desafios impostos a quem o exerce, além de sua visão sobre a importância da continuidade das sessões por videoconferência no Judiciário após a pandemia.
Em seguida, a advogada Patrícia Uliano Effting fez um resumo de sua carreira, narrando experiências enquanto policial civil, professora e procuradora, e sua honra de poder atuar como advogada perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na entrevista, Patrícia teve a oportunidade de comentar seus estudos sobre o princípio da igualdade, sua confiança no Judiciário e suas considerações sobre ativismo judicial. Também discorreu sobre o debate que envolve discussões de gênero e o respeito às instituições.
A advogada Tammy Fortunato, na sequência, narrou sua dedicação à temática da violência contra a mulher, na forma da prevenção. Contou aos presentes como essa bandeira a motivou para a candidatura a uma vaga no Tribunal e como a prevenção pode auxiliar, inclusive, na redução de processos judiciais. Durante a entrevista, ela contextualizou expressões empregadas nesse campo de atuação, como "stalking" e "manterrupting", além de outras noções sobre assédio e importunação.
Último entrevistado, o advogado Romualdo Paulo Marchinhacki fez uma breve exposição de sua carreira enquanto professor e procurador municipal, destacando sua aptidão ao direito público e o anseio em poder usar dessa experiência em contribuição ao Judiciário. Na sabatina, Marchinhacki discorreu sobre a reforma da Lei de Improbidade Administrativa, a atuação do CNJ perante os tribunais, ativismo judicial e estratégias na execução fiscal entre outros assuntos.
Lista tríplice será definida no próximo dia 21
Após a formação de lista tríplice, a ser definida no próximo dia 21 de julho pelo Tribunal Pleno, caberá ao chefe do Poder Executivo estadual escolher o novo integrante da Corte catarinense.
Além do presidente Ricardo Roesler, a comissão conta com a participação do 1º vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi; da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; e dos desembargadores Volnei Celso Tomazini (2º vice), Salim Schead dos Santos (3º vice), Dinart Francisco Machado (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), Torres Marques e Gerson Cherem II.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)