Voltar Setembro Amarelo: PJSC promove hoje live com o tema “Falar para prevenir” 

Com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) é parceiro da campanha Setembro Amarelo. A Diretoria de Saúde, por meio da Seção de Atenção Integral à Saúde, convida para a live “Falar para prevenir”, que será realizada nesta quarta-feira (15/9), às 19h, com transmissão pelo canal do TJSC no YouTube. Importante anotar que a última sexta-feira, dia 10 de setembro, foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece o mês inteiro. 

A live promovida pelo Judiciário catarinense terá como convidados o médico Kayo Gheno, que é psiquiatra e sexólogo; e a psicóloga Ivânia Jann Luna, que é doutora em psicologia e docente na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação da live deste Setembro Amarelo ficará por conta do chefe da Divisão de Assistência à Saúde do PJSC, psicólogo Cristiano Minuzzi Debiasi, e da jornalista e escritora Ana Lavratti.

A campanha do Setembro Amarelo foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2014. A intenção é prevenir e reduzir os mais de 13 mil suicídios que ocorrem todos os anos no Brasil. Segundo a ABP, são mais de 1 milhão em todo o mundo. É uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

De acordo com as entidades de saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Para mudar esse cenário, o Judiciário catarinense convida colaboradores e a sociedade em geral a acompanhar e participar em tempo real da live. Basta enviar as perguntas e as suas considerações sobre o tema durante a transmissão.

​A campanha também contará com textos informativos no portal Dicas de Saúde e nas redes sociais​ do TJSC, por meio dos boletins do Saúde Informa.  

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.