Em visita a SC, diretor do Arquivo Nacional enaltece trabalho de excelência da Justiça catarinense - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Em visita a SC, diretor do Arquivo Nacional enaltece trabalho de excelência da Justiça catarinense
29 Junho 2022 | 16h21min
  • Memória

O diretor do Arquivo Nacional, Ricardo Borba D’Água de Almeida Braga, esteve na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na tarde de segunda-feira (27) para conhecer o trabalho de referência da Corte na organização dos documentos e na preservação dos arquivos históricos. Na sequência, visitou o Arquivo Central do Judiciário catarinense, em Palhoça, que abriga aproximadamente 15 milhões de processos judiciais e administrativos. 

Acompanhado de auxiliares, Braga e o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Sérgio André Maliceski, foram recebidos pelo presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, e pela desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão da Memória do PJSC. 

Também participaram do encontro Maurício Walendowsky Sprícigo, diretor-geral judiciário; Ricardo Albino França, diretor de Gestão Documental e Memória; Maximiliano Faria, coordenador de TI do Arquivo Nacional; Vânio Rodrigues, gerente de Data Center do Ciasc; Lauro Maccari, presidente do Conselho da Piql-OAIS; Roberto Carminati, presidente da Piql-OAIS; e Ivo Carminati, diretor jurídico da Piql-OAIS. 

Criado em 1838, o Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos – Siga, da administração pública federal, integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Depoimento de Ricardo Braga sobre a visita:  

A visita ao TJSC foi fantástica e superou as nossas expectativas. Conhecer o presidente do TJSC, além de uma honra, foi extremamente significativo para o segmento de arquivos, sobretudo pela demonstração de conhecimento, apreço e sensibilidade dessa autoridade judicial para com as questões arquivísticas.
 
Ao conhecer o Arquivo Central do Poder Judiciário catarinense, ficou evidente a composição, organização e administração do conjunto arquitetônico edificado, além da clara demonstração de zelo, esmero e empenho do corpo técnico e dirigente.  

Não temos dúvida de que o Arquivo Central deste Tribunal é um exemplo e modelo de arquivo a ser perseguido. Além disso, foi gratificante conhecer a paixão da desembargadora Haidée pela temática da preservação histórica e da memória da Justiça e do País.

Parabéns ao TJSC pelo modelo de Arquivo implantado. Agradeço pela acolhida e oportunidade. Esperamos em breve retribuir a deferência desse egrégio Tribunal e receber seus representantes em visita ao Arquivo Nacional do Brasil.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080