Voltar Cevid apresenta campanha Sinal Vermelho para integrantes do Sicoob

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do TJSC, apresentou aos representantes do Sicoob – instituição financeira cooperativa – de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a campanha Sinal Vermelho.

Online, o evento teve a participação de 180 pessoas. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha consiste em estabelecer condições para que as mulheres possam denunciar agressões em qualquer estabelecimento, público ou privado, vinculado à campanha. No início, eram apenas farmácias e drogarias. 

O procedimento funciona assim: nesses estabelecimentos, a vítima faz um xis com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostra ao atendente, que aciona a polícia militar. 

Para Silene dos Santos Rosa, supervisora de Gestão de Pessoas do Sicoob Central SC/RS, “abordar esse tema dentro da instituição é abrir a possibilidade aos nossos dirigentes, dentro de cada cooperativa, de abraçar a causa e levar para dentro das agências o cuidado e suporte às vítimas. Afinal, cooperar é se preocupar com o que ocorre em nossa volta, com a comunidade local, conforme expresso em nossos princípios”.

Ainda segundo ela, “comportamentos abusivos não devem ser tolerados e, para isso, precisamos nos unir a essas grandes causas e mudar nossa realidade, juntos”. Silene fez questão de enaltecer a disponibilidade do Tribunal. “Foi uma honra receber duas servidoras da Cevid – Michelle de Souza Gomes Hugill e Roselene Silveira – para debater um tema tão relevante.”

Conforme Bárbara Rochedo de Castro, integrante do Sicoob, “é um dever ajudar a vítima no momento de coragem da denúncia e, mesmo que ela desista, vai saber que estaremos ali para acolhê-la no dia em que quiser voltar", afirma. 

O evento de hoje foi uma iniciativa do Sicoob, que procurou a Cevid para saber mais sobre a campanha que segue ampliando parcerias. Os novos parceiros são os cartórios extrajudiciais, a Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg-SC), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Santa Catarina (Arpen-SC) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seccional de Santa Catarina. 

Caso seu estabelecimento queira participar, entre em contato com a Cevid por meio do e-mail cevid@tjsc.jus.br ou pelo telefone (48) 3287-2636.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.