Judiciário de SC adota agenda positiva de governança para inspirar, incluir e transformar - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Administração
Para aprimorar os serviços prestados à sociedade catarinense, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, assinou nesta quarta-feira (27) o termo de adesão ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Em evento no Tribunal Pleno, o conselheiro de administração do IBGC, João Laudo de Camargo, destacou os temas estratégicos para desenvolver e fomentar a governança organizacional no TJSC. O objetivo é a melhoria do desempenho da organização para a geração de valor, o que pode ser traduzido em incremento da entrega de resultados adequados ao cidadão.
O dirigente máximo da Justiça catarinense anotou que as grandes corporações mundiais devem se pautar pela tecnologia ambiental, social e da governança. Com vários movimentos e investimentos nas áreas ambiental e social, agora chegou a vez do TJSC focar também na governança. O novo modelo começou a ser tratado recentemente, em 2012, nos Estados Unidos, e em 2016 no Brasil.
“A Lei 13.303/16 fixou estruturas de transparência no âmbito da governança corporativa, apontando a gestão de risco, controle interno, códigos de conduta e integridade, requisitos para a escolha de dirigentes e formas de fiscalização. E o Judiciário não poderia ficar alheio a esse movimento. Hoje, todos os colaboradores devem conhecer não somente do Direito, mas também da gestão das suas atividades”, enfatizou o presidente do TJSC.
Com a intenção de promover uma governança que inspira, inclui e transforma, o conselheiro do IBGC observou a necessidade do foco em liderança, estratégia e controle. O primeiro passo será a disseminação do conhecimento. Assim, há necessidade de criar um departamento de governança e suas comissões temáticas de grupos de trabalho.
“A partir dos princípios básicos de governança corporativa - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa -, desenvolvemos a agenda positiva que sugere medidas a serem tomadas pelos líderes, apoiadas em seis pilares: ética e integridade; diversidade e inclusão; ambiental e social; inovação e transformação; transparência e prestação de contas; e conselhos do futuro. O resultado esperado é o fortalecimento da confiança em nossas instituições pela sociedade”, explicou o conselheiro de administração do IBGC.
O presidente do Conselho de Administração da Casan, Décio Vargas, apresentou algumas mudanças na empresa pública com a adoção da governança. Por fim, a coordenadora do IBGC em Santa Catarina, Leia Wessling, ressaltou que chegou o momento de mudar para evoluir. A solenidade contou ainda com a presença do 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; do 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa; do diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e do ouvidor do TJSC, desembargador Osmar Nunes Júnior.
Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Florianópolis, do Ministério Público, da OAB-SC e da CDL de Florianópolis, entre outras autoridades, também marcaram presença.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)