Justiça em Números: PJSC é protagonista em indicadores de produtividade e eficiência no país - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Justiça em números
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) manteve posição de destaque em diversos indicadores detalhados na edição do Relatório Justiça em Números 2022, anuário estatístico divulgado nesta quinta-feira (1º/9) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Judiciário catarinense é protagonista no quadrante de melhor desempenho em todos os gráficos relacionados ao Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), alcançando 100% nesse indicador pelo terceiro ano consecutivo. Trata-se de uma medida que visa apontar a eficiência do tribunal, o quanto foi capaz de produzir com os recursos disponíveis. O IPC-Jus varia de 0 a 100%, e alcançar o percentual máximo significa que o tribunal foi capaz de baixar mais processos quando comparado com os demais, com recursos semelhantes.
Produtividade de magistrados e servidores em destaque
O Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) do Judiciário catarinense (2.081) é o segundo maior do país (atrás apenas do TJRJ) e o primeiro entre os tribunais estaduais de médio porte, além de ser o maior da região Sul. Já o Índice de Produtividade dos Servidores (IPS) registrado pelo PJSC no anuário (158) representa o terceiro maior entre os dez tribunais de médio porte.
Ambos os indicadores são calculados pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados(as) e servidores(as) que atuaram durante o ano na jurisdição.
Alta litigiosidade e carga de trabalho
O anuário mostra que o Judiciário catarinense concentrou a terceira maior proporção de casos novos por cem mil habitantes entre os tribunais do país, sendo a maior entre os tribunais médios e os três tribunais do Sul (11.014 casos novos para cada 100 mil habitantes).
Como consequência, a Justiça catarinense é responsável pela maior carga de trabalho do magistrado (9.915) entre os tribunais de médio porte e os tribunais da região Sul, sendo a terceira maior carga do país, abaixo apenas do TJRJ e do TJSP.
Na área judiciária, por sua vez, os servidores do PJSC concentram a terceira maior carga de trabalho (736) entre os tribunais de médio porte.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)