Voltar Regime de cooperação do PJSC atrai servidora de gabinete para área administrativa

Para enfrentar o volume de serviço e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) implantou o regime de cooperação nos gabinetes de 1º e 2º graus, além das áreas administrativas. Agora, a novidade foi a autorização para que a assessora jurídica Rubia Mara Brisóla, lotada no gabinete do desembargador Jairo Fernandes Gonçalves, possa colaborar com a área administrativa. Sem a necessidade do trabalho presencial, a servidora vai cooperar com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

“Por conta desse novo conceito de trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar e perceber que não há barreira para que os servidores atuem na atividade-fim e na área administrativa, a DGP vai receber pela primeira vez a cooperação de uma servidora que atua em gabinete de desembargador. Normalmente, os gabinetes se valem da área administrativa para a substituição de servidores em licenças, mas este processo mostra que o caminho inverso também é possível”, anotou o diretor da DGP, Lucas Veit Braun.

Na área administrativa, o regime de cooperação foi regulamentado pela Resolução n. 60, publicada em setembro de 2022. Segundo a norma, a prestação de serviço em regime de cooperação é restrita aos servidores ocupantes de cargo efetivo, ainda que no exercício de cargo em comissão ou função gratificada, independentemente da unidade onde esteja lotado. O período de duração da cooperação não poderá ser superior a seis meses.

Rubia revelou que esta é a sua primeira experiência na prestação de serviço em regime de cooperação no Judiciário catarinense. A servidora pretende colocar em prática os conhecimentos que adquiriu na área administrativa, onde atuou por quase dois anos, sem prejuízo às atividades regulares do gabinete do desembargador.

“O programa da cooperação objetiva agilizar o andamento do expressivo volume de demandas de trabalho, mediante contraprestação ao servidor que se dispõe ao exercício laboral fora do expediente normal. Um dos fatores de estímulo à participação é a possibilidade do trabalho remoto, que, além de facilitar a organização da nova jornada, permite atuação a partir de qualquer lugar e no horário que melhor se adequar à rotina”, observou a técnica judiciária auxiliar.

O diretor Lucas informou que a servidora prestará atividades relacionadas a melhorias no sistema ERP, recém-implantado na unidade, e à análise e instrução dos processos atualmente sobrestados na Diretoria de Gestão de Pessoas.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.