Voltar Tribunal de Justiça inaugura novas instalações do Fórum da comarca de Capivari de Baixo

Foram inauguradas, na manhã desta quinta-feira (26/1), as novas instalações do Fórum da comarca de Capivari de Baixo, no sul do Estado. O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), ciente de que o atendimento ao público é um alicerce fundamental para a prestação dos serviços com qualidade e excelência e que, assim como em outras localidades do Estado, a comarca registra um aumento significativo de sua demanda processual, optou pela locação de nova sede para o Fórum Juiz Gláucio Sanches Scheffler.

As novas instalações do fórum, localizado na rua João Rodrigues Martins, 164, centro de Capivari de Baixo, contam com uma área total de mais de 1.400 m², 15 salas com banheiro e andar térreo com duas salas grandes e dois banheiros, além de quatro vagas de estacionamento. Traz ainda avanços em acessibilidade, conforto e segurança aos usuários internos e externos, e já tem salas próprias destinadas à conciliação e tomada de depoimento especial, além de salão do júri e espaço para o Ministério Público e a OAB.

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, destacou em sua fala que é com grande satisfação que o Judiciário catarinense inaugura as novas instalações da comarca de Capivari de Baixo, melhorando ainda mais o acesso do cidadão à Justiça, que agora poderá contar com melhor assistência e eficiência no atendimento de suas necessidades jurídicas. “Hoje celebramos a conjunção de muitos esforços na inauguração de um novo fórum. Uma evolução significativa em relação às instalações anteriores, que, a despeito de serem historicamente relevantes, não eram mais adequadas. Esse prédio oferece muito mais segurança e acessibilidade.” Pontuou ainda que o prédio receberá, em breve, a instalação de um elevador.

Presidente do TJSC inaugura novas instalações da comarca de Capivari de Baixo.
 

A história do antigo prédio, cedido pelo município, também foi abordada pelo juiz Antonio Marcos Decker, titular da Vara Única e diretor do foro da comarca, que destacou o momento inaugural como um novo ciclo. “Fossem vencíveis os desafios, não haveria razão para deixar o prédio, cuja construção, uso e arquitetura horizontal são partes da história local, entrelaçando-se, também, com a história do Judiciário catarinense.” O magistrado agradeceu o empenho da Presidência do PJSC, bem como às diversas pessoas que atuaram no processo, destacando ainda os servidores, colaboradores e terceirizados da comarca, “cuja dedicação e comprometimento, inclusive para finalização da mudança, não posso deixar de destacar e exaltar”.

Para a promotora de justiça da comarca, Gabriela Cavalheiro Locks, a inauguração representa a efetivação da Justiça todos os dias realizada na comarca. “A sociedade catarinense e em especial os munícipes de Capivari de Baixo estão sendo brindados com um novo equipamento público, com o melhor aparato material e humano, como forma de se alcançar a efetividade na prestação jurisdicional.”

O prefeito do município, Vicente Corrêa Costa, também ressaltou que a antiga sede do Judiciário local não tinha mais os requisitos necessários para atender adequadamente não só a população, mas também os próprios funcionários, e agora então o novo espaço vai atender melhor a todos. "O novo fórum também vai ajudar a fazer com que as pessoas tenham um serviço com melhor atendimento, com mais qualidade, com um espaço mais apropriado para receber aqueles que necessitam do serviço que é feito pela instituição".​ O gestor municipal ainda destacou tratativas com o PJSC para viabilizar um terreno para que futuramente se construa uma sede própria para a comarca.

Em nome da advocacia catarinense, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, destacou a importância da manutenção da parceria entre a Corte catarinense e a entidade, mantendo a cumplicidade e, principalmente, a empatia. “Tendo sempre o olhar diferenciado ao jurisdicionado, isto hoje é uma prova viva da preocupação do nosso Poder Judiciário não só com os advogados e advogadas de todo o Estado, especialmente do interior, mas sim com toda a população que precisa de um atendimento mais específico e cuidadoso, atendendo todos e todas em suas necessidades.”

A solenidade contou ainda com a presença do 1º vice-presidente do PJSC, desembargador Altamiro de Oliveira, do diretor-executivo da Academia Judicial do PJSC, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, e do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Rubens Schulz, além de magistrados, servidores, advogados e comunidade em geral.​

Imagens: Divulgação/Daniel Pereira-OAB-SC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.