Voltar Debate sobre educação, gênero e sexualidade, diz juiz, precisa ir além da academia

O juiz Alexandre Takaschima, diretor do foro e titular da 2ª Vara Criminal de Lages, participou nesta semana do VIII Seminário Regional de Educação, Gênero e Sexualidade, promovido pelo Grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal) e SOS Lady. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac na noite da última segunda-feira (20), em alusão às atividades do mês da mulher.

De acordo com o juiz Takaschima, Lages é hoje um dos municípios com maior número de ocorrências e processos de violência contra a mulher em Santa Catarina, e debater sobre o assunto é de extrema importância. “Os temas debatidos neste seminário foram muito pertinentes, e essa discussão precisa ir além do meio acadêmico para dar visibilidade a essas questões de maneira que possamos, de fato, proteger as maiores vítimas de violência, seja ela de gênero ou contra a mulher”, afirma.

O seminário teve a presença de profissionais e acadêmicos de diversas áreas e contou com as palestras e relatos de Gabriela da Silva, primeira mulher travesti a exercer o magistério na rede estadual de educação em Santa Catarina; Jessica Priprá, professora indígena do povo Xokleng/Laklãnõ - SC; e Nanci Alves da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Uniplac. “Com todo este movimento e debates levantados nesta noite, a compreensão do sistema de justiça de que a lei precisa ser eficiente e eficaz na busca dos direitos das mulheres e da equidade de gênero se faz ainda mais necessária”, reitera o juiz Takaschima.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.