Voltar Dia de cuidar da saúde marca início de semana diferenciado na comarca de Joinville

A comarca de Joinville iniciou esta semana com uma rotina diferente. Isso porque os servidores do fórum tiveram acesso a diversos serviços voltados à saúde, em ação promovida pela Diretoria de Saúde do TJSC, em parceria com a Qualirede (empresa conveniada ao SC Saúde), com o objetivo de prevenir riscos e iniciar, quando necessário, o tratamento precoce.

Quem procurou atendimento teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, a composição corporal, medir a glicemia e ainda receber orientações ergonômicas e auriculoterapia – método terapêutico que utiliza pontos específicos no pavilhão auricular para o tratamento de doenças, alívio de dores e sintomas clínicos, físicos e emocionais.

Ação de saúde na comarca de Joinville.
 

“Pela primeira vez os técnicos da DS estão percorrendo presencialmente as comarcas do Estado, levando até os servidores os atendimentos que já eram ofertados na capital. A intenção é abranger cada vez mais localidades; para isso, prepararemos novos calendários”, antecipa a diretora de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt.

O chefe da Secretaria do Foro da comarca de Joinville, Fabrício Antunes Matiola, passou por todos os atendimentos e, de acordo com os resultados, está com a saúde “em dia”. Porém, ressalta ser de grande valia a iniciativa para, caso seja identificada alguma alteração, iniciar o tratamento com mais agilidade. “Estamos avisando aos servidores que a ação de hoje, voltada à prevenção, pode ter continuidade, pois, se identificadas alterações que necessitem de mais instruções, ocorrerão contatos posteriores pelos profissionais da DS via teleatendimento.”

Ação de saúde na comarca de Joinville.
 

Uma prescrição importante foi passada para psicóloga Ana Cláudia Rosa, da Central de Penas e Medidas Alternativas: “Tudo certo com a glicemia, pressão arterial. Só preciso melhorar um pouco a alimentação”, contou a profissional. A agente de apoio administrativo Isolde de Santiago também ficou muito satisfeita com o resultado alcançado. “Pelo que lembro, só fiz todos esses exames uma vez na vida. Saber que minha saúde vai bem é uma ótima notícia”, comemora.

Próximas comarcas a serem visitadas:

São Bento do Sul (18/4) 

Criciúma (18/4) 

Joaçaba (19/4) 

Tubarão (24/4) 

Brusque (25/4) 

São Miguel do Oeste (25/4) 

Balneário Camboriú (26/4) 

Rio do Sul (26/4) 

Chapecó (27/4) 

Blumenau (28/4) 

Os atendimentos são feitos por demanda espontânea no local, sem necessidade de agendamento prévio; porém, em razão do número limitado de integrantes nas equipes multiprofissionais de saúde e da possibilidade de grande demanda, a DS orienta os interessados a chegar com antecedência. As secretarias das comarcas têm o horário de início.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.