Voltar Homenagens marcam aniversário do Tribunal de Justiça e Jubileu de Prata do STJ

Sessão solene foi bastante prestigiada

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em sessão solene nesta tarde (9/10), comemorou seus 123 anos de instalação e promoveu, de forma concomitante, homenagem pela passagem do Jubileu de Prata do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os presidentes de ambas as cortes, desembargador Nelson Schaefer Martins e ministro Francisco Falcão, comandaram a solenidade, acompanhada por integrantes do Pleno e ministros catarinenses que compõem ou compuseram o chamado Tribunal da Cidadania: Jorge Mussi, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Newton Trisotto, Hélio Mosimann e Paulo Gallotti.

O ministro Teori Zavaski, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como o ministro aposentado Luiz Octávio Pires e Albuquerque Gallotti, filho do saudoso ministro Luiz Gallotti, também prestigiaram a cerimônia. Todos oriundos de terras catarinenses, foram homenageados e agraciados com uma imagem em madeira de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, entalhada pela artista Ingrid Taller, de Treze Tílias. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta discursou em nome do Tribunal de Justiça, e destacou a trajetória vitoriosa da Corte estadual, que soube aprender com o passado para colocar-se à frente de seu tempo.

Em relação ao STJ, a desembargadora ressaltou que, embora seja um tribunal jovem de idade, conta com a experiência acumulada de seus integrantes e desempenha o papel de verdadeiro Tribunal da Cidadania. O ministro Francisco Falcão, em nome da instituição que preside, agradeceu as homenagens e também enalteceu o trabalho realizado pelo Judiciário catarinense, assim como os magistrados que daqui seguiram para reforçar os quadros do STJ.

Por fim, o presidente do Tribunal de Justiça fez uso da palavra para encerrar a sessão com um discurso em que tratou das efemérides do dia e, sobretudo, prestou homenagem in memoriam do ministro Luiz Gallotti. Discorreu sobre seus antepassados, a chegada da família à cidade de Tijucas e a trajetória empreendida pelo ministro em sua brilhante carreira que o levou ao STF. A Camerata Florianópolis abrilhantou a solenidade, prestigiada por autoridades dos três Poderes. 

Imagens: Bruna Eloise Mendes e Sandra de Araujo/Assessoria de Imprensa
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.