Voltar Presidente do Tribunal conhece área do novo almoxarifado do TJ em Palhoça

Na cidade, visita também sede do Foro

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, deslocou-se na manhã desta quinta-feira (22/1) ao município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, a fim de conhecer o terreno que abrigará a sede do novo almoxarifado do TJSC. Ele se fez acompanhar do diretor-geral administrativo, Cleverson Oliveira, do engenheiro Vitor Damiani e do arquiteto Aldo Luiz Heickhoff - equipe que ultima detalhes antes do início das obras de edificação. Também compareceram ao local o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, e assessores.

Trata-se de área de 24.460 m², localizada no bairro Rio Grande, com capacidade suficiente para abarcar os materiais e serviços hoje abrigados nas unidades do Brejarú e Aririú, em Palhoça, e Forquilhinhas, em São José. Satisfeito com as dimensões e proporções da gleba, Nelson Schaefer lançou a ideia de ceder 12.000 m² para a prefeitura local, em troca da construção dos galpões projetados para a área.

A proposta foi bem recebida pelo prefeito Camilo, que adiantou interesse em ali instalar a nova rodoviária da cidade e demais terminais de ônibus que servem ao município. Bem localizado, o terreno dista um quilômetro da BR-101, com acesso a partir de avenidas amplas, com duas pistas de ida e retorno e fluxo de trânsito bem planejado, inclusive para caminhões e outros veículos pesados.

O presidente manifestou o desejo de concretizar com brevidade este ajuste entre as instituições. Todos os presentes visitaram boa parte da área, que é plana e apta para construção, com toda a infraestrutura necessária. Na sequência, o presidente visitou as instalações do Fórum da comarca de Palhoça, na companhia do juiz de direito André Augusto Messias Fonseca, da Vara da Família, Infância e Juventude, ladeado pelos representantes do Executivo municipal. O edifício foi inaugurado em 2012 e já conta com oito varas instaladas - sua capacidade plena. A área é de 6.340 m² de construção, em terreno de 10 mil m², com amplas e apropriadas instalações.

O presidente reafirmou a boa nova de que uma vara de juizado especial já está aprovada para Palhoça. Adiantou que pretende vê-la em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2015. Depois, Schaefer ouviu os pleitos do magistrado anfitrião e respondeu que envidará esforços para levar àquela comarca os projetos do Tribunal conhecidos como "Força-Tarefa" e "Enfrentamento Processual", que têm eficácia comprovada na redução dos volumes de trabalho em todas as unidades onde já atuou.

Por fim, o juiz André mostrou a sala onde pretende acomodar a nova Vara de Juizado Especial, e outra que poderá ser adequada para o respectivo magistrado titular. Na mesma linha de esforços, o presidente sugeriu que o Salão do Júri seja, também, utilizado para audiências dos juizados e mutirões de conciliação nas datas em que não houver sessão de julgamentos, de forma que "todos se empenhem para dar todo o atendimento que a sociedade de Palhoça exige e merece".

Imagens: Maria Luisa Dias da Rosa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.