Tribunal reforça estrutura da comarca de Itapoá com a instalação de nova Vara - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
23 Janeiro 2018 | 15h18min
- Instalação
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, acompanhado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Orofino Fontes, e pelo juiz Walter Santin Junior, diretor do Foro, instalou na manhã de segunda-feira (21/01) a 2ª Vara da comarca de Itapoá, Norte do Estado. A comarca possui 24,6 mil processos em tramitação, que agora serão redistribuídos entre as duas unidades. Com 28 mil moradores, Itapoá chega a superar os 200 mil habitantes durante a temporada de verão com a chegada dos turistas.
"Estamos aqui para testemunhar um ato de prestígio, grande alento para milhares de jurisdicionados", disse o juiz Santin Junior, também instalador da unidade, ao lembrar e dividir a conquista com outros cinco magistrados que lhe antecederam na direção do Foro desde sua instalação, em 2003. O deputado Darci de Mattos, presente a cerimônia, agradeceu ao Judiciário por entender a necessidade de expansão dos serviços na comarca. "Itapoá se potencializa com seus portos e 32 quilômetros de orla que cada vez mais atraem visitantes. Os órgãos públicos devem se adequar para acompanhar esse crescimento", discursou.
O presidente do TJ, por sua vez, concordou com o parlamentar ao afirmar que tal quadro de prosperidade fez com que o Judiciário alterasse seu planejamento para atender aos anseios locais e instalar a nova vara. Destacou que esforços de gestão resultaram em mínimo impacto financeiro ao TJ, cuja premissa é a destinação responsável dos recursos públicos. "A entrega da nova unidade segue o plano de gestão voltado à valorização da justiça de primeiro grau e a ampliação dos serviços judiciários", registrou.
Anunciou, ao final de sua fala, que em breve o fórum de Itapoá passará por uma reforma global. Estiveram presentes ainda os magistrados Jefferson Zanini, secretário-geral do TJ; Maria Paula Kern e Simone Boeing Guimarães, juízas corregedoras; Fabrícia Alcântara Mondin, atualmente na comarca de Rio Negrinho, mas com passagem por Itapoá; Felippi Ambrósio, juiz de São Francisco do Sul e que representou a AMC na solenidade, prestigiada também por autoridades municipais, do Ministério Público, da OAB e servidores da própria unidade.
Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
YouTube
Flickr
Nó: svmlx-liferay-07:8080