Voltar 25ª Roda de Conversas aborda e disseca a Justiça Restaurativa na comarca de Blumenau

Reunidos em círculo, os participantes da 25ª edição da Roda de Conversas sobre Conciliação da comarca de Blumenau puderam se aprimorar a respeito da Justiça Restaurativa durante o último encontro de 2019. Oriundos de Florianópolis, os convidados Rodrigo Leão Gonçalves, advogado, mediador e guardião de Círculo, e Mayara Cavassini Giacomini, advogada e artesã, compartilharam suas vivências sobre o tema durante roda de conversa que contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas na manhã da última quinta-feira (5/12), na Sala de Capacitação do Fórum Central da comarca de Blumenau.

O encontro entre comunidade, especialistas, universitários e profissionais que atuam em diferentes áreas do direito abordou as inquietudes, as curiosidades e tirou dúvidas sobre a contribuição que a Justiça Restaurativa pode proporcionar em relação à forma como todos lidamos com os conflitos, para que seja mais consciente e construtiva. Em roda, os participantes puderam explanar sobre as expectativas do encontro e compartilhar suas inquietações sobre a atual forma de resolver os conflitos, sobretudo a cultura de litígio.

Os convidados realizaram um círculo de integração a partir de pergunta voltada à percepção de cada um sobre a Justiça Restaurativa. Após, apresentaram conceitos e exemplos sobre como o método pode ser aplicado, na prática, a fim de facilitar o convívio e viabilizar as condições para que as pessoas encontrem a melhor forma de contornar um problema. 

A Justiça Restaurativa encontra espaço no cenário judicial por meio de diversas ações incentivadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A implementação de práticas de Justiça Restaurativa foi apontada entre as oito metas nacionais do CNJ para 2016 e, em 31 de maio daquele ano, também pelo referido Conselho, foi editada a Resolução n. 225/2016, que dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário.

A Roda de Conversas sobre Conciliação da comarca de Blumenau teve início em 2017, sob a coordenação da juíza Quitéria Péres, titular da 1ª Vara Cível de Blumenau, e mensalmente reúne profissionais atuantes no Sistema de Justiça interessados em contribuir para a pacificação de conflitos. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público, e as inscrições são feitas no dia do encontro.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.