Desembargador Dalabrida será palestrante do 1º Encontro de Inteligência do Judiciário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Segurança
Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) esteve na tarde desta sexta-feira (7) em visita ao Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC), em Florianópolis. Os magistrados paranaenses foram recebidos pelo presidente do Conselho de Segurança Institucional do TJSC, desembargador Rodolfo Tridapalli, e pelo coordenador do NIS, desembargador Sidney Eloy Dalabrida. Durante a reunião, o desembargador Dalabrida recebeu convite para palestrar no 1º Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, nos dias 28 e 29 de maio, em Foz do Iguaçu (PR).
Liderados pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJPR, desembargador José Carlos Dalacqua, a comitiva veio a Florianópolis com o objetivo de conhecer um pouco mais do NIS para criar seu próprio núcleo de inteligência. Além do desembargador Dalacqua, a comitiva do TJPR contou com a presença do desembargador Marcos Sérgio Galliano Daros, do juiz Orlando Cerqueira Bremer e do major Glauber Antonio Selleti.
Criado há dois anos, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC é referência entre os tribunais de justiça. Basicamente, o setor é responsável pela análise de risco das estruturas do Poder Judiciário e oferece segurança a magistrados e servidores em casos de ameaças. Desde sua criação, o NIS já realizou cerca de 700 procedimentos.
"O NIS, o Conselho de Segurança e a Comissão Permanente de Segurança são um só organismo e isso é que é importante. Alguns estados demoraram a compreender isso e ainda não instituíram por essa causa. Aqui vocês tiveram essa felicidade com a união de todas as entidades. Nós começamos o nosso projeto e não tínhamos uma comunhão e, agora, estamos caminhando para a criação do núcleo", comentou o desembargador Daros.
A reunião também serviu para debater alguns detalhes do 1º Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário. O desembargador Sidney Eloy Dalabrida foi convidado a palestrar no evento para contar sobre o processo de implantação do NIS no TJSC. A apresentação do NIS também contou com a participação dos chefes de Inteligência, delegado Mauro Rodrigues; de Contrainteligência, tenente-coronel Emerson Fernandes; e de Operações, major Joanir Ricardo Pereira dos Santos.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)