Voltar Campanha de inclusão digital do Programa Novos Caminhos mobiliza empresários de SC

A campanha de inclusão digital do Programa Novos Caminhos (PNC), iniciada em 2020, continua a todo vapor e tem como objetivo fornecer equipamentos de informática para todas as Casas de Acolhimento de Santa Catarina até o fim deste ano. Essas Casas recebem crianças e adolescentes em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono. O objetivo da campanha é mobilizar empresários para que doem computadores e outros equipamentos de informática, essenciais em diversas ações desenvolvidas pelo Programa Novos Caminhos. Atualmente, o PNC atende cerca de 200 abrigos e casas lares no Estado, com aproximadamente 900 crianças e adolescentes, a partir dos 6 anos de idade.

Em linhas gerais, o programa oferece a profissionalização e insere no mercado de trabalho adolescentes a partir dos 14 anos, residentes ou egressos dos serviços de acolhimento. Aos menores de 14 anos, prevê ações de saúde, bem-estar e formação humanística, com o objetivo de prepará-los para a etapa da profissionalização. O programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), FIESC e conta com a parceria de diversas entidades. Para se ter uma ideia, apenas em 2019, o PNC inseriu 183 adolescentes no mercado de trabalho.

Outro foco do PNC em 2021 está na continuidade dos atendimentos psicológicos, financiados pela Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). Com foco na empregabilidade, os atendimentos visam preparar os adolescentes para as responsabilidades da vida adulta e do mundo do trabalho. Além dos já citados, são parceiros do Programa a OAB/SC, o MPSC, a Fecomércio e a Associação Catarinense de Medicina

Até o momento, participaram da campanha de inclusão digital as empresas: Engie; Arquitetura Blanco e Wiese; Oficina da Terra; WEG, Malwee, Marisol; Adapcon; Dimas Automóveis; Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e FIESC. Foram contemplados com as doações as casas de acolhimento das regiões do Vale do Itajaí, Serra catarinense, Norte Nordeste, Sudeste, Vale do Itapocu, Planalto Norte, Litoral Sul, Alto Uruguai e Centro Oeste. 

As doações dos equipamentos de informática podem ser feitas nas unidades do SESI/SENAI. Mais informações devem ser obtidas por meio dos servidores do TJSC atuantes no Programa e com a Ceij, no e-mail: ceij@tjsc.jus.br.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.