Voltar Servidor retrata em livro trajetória de antigo morador que reconta história de Indaial

Um convite inusitado feito após o expediente levou o servidor Anderson Luz dos Santos, secretário do Juizado Especial Cível e Fazendário da comarca de Indaial, a conhecer e revelar, em livro, não apenas a história de um antigo morador, mas também a construção da cidade localizada no Vale do Itajaí. Na obra "A História de Vida de Serapião de Oliveira: um caminho de realizações", o autor conduz o leitor a uma outra época e busca um testemunho esclarecedor a respeito das dificuldades enfrentadas pelos antepassados na construção de uma cidade com espírito desbravador, imbuída de fraternidade, amor e trabalho.

"Era início de noite, outono de 2018, quando, saindo do trabalho e passando no mercado, encontrei-me com os familiares do senhor Theonesto de Oliveira, o seu Serapião de Oliveira. Naquele momento me perguntaram se eu gostaria de escrever um livro sobre a vida dele, sua família e sua contribuição para o desenvolvimento do bairro Estrada das Areias, e consequentemente, de Indaial", compartilha o autor.

Ao dar voz ao antigo morador e a seus familiares, Anderson reconstrói a trajetória da família Oliveira, em especial a de seu Serapião, nascido em 1924, apresentando um fragmento da história do antigo caminho, hoje Estrada das Areias, e com isso revela uma parte nova e importante da história de Indaial. "A história de uma cidade não é construída pela sucessão de datas e fatos importantes, não nasce em um momento único e da vontade dos indivíduos, independentemente da posição ocupada. Antes é preciso entender que uma cidade vai nascendo a partir do encontro de pessoas dentro de um espaço geográfico que vai sendo modificado, transformado, formado", observa o servidor do PJSC.

O lançamento do título, publicado pela Editora Uniasselvi, ainda aguarda momento oportuno devido à pandemia, mas deve ser realizado de forma virtual. A obra da capa é um desenho feito à mão pela artista indaialense Vera Krueger Nietsche, seguindo os passos da família Oliveira e o crescimento da cidade narrados no livro. 

Sobre o autor

Anderson Luz dos Santos, popularmente conhecido por Batata, nasceu em Indaial em 22 de março de 1979. Em 1997, aos 17 anos, ingressou no curso de Direito da Furb. Em 2000, após aprovação em concurso público, ingressou no Poder Judiciário de Santa Catarina.

Sempre amou arqueologia, mas como no Sul não havia a opção de formação nessa área, em janeiro de 2005, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, iniciou o curso de Licenciatura em História pela Uniasselvi e pós-graduação em Patrimônio e Cultura no Instituto Celer.

Em 2008, publicou o livro "Indayal da Colonização à Emancipação", em que aborda a colonização do município de Indaial e as dificuldades dos primeiros moradores da cidade. Em 2008/2009 fez pós-graduação em Direito Processual Civil na Uniasselvi. Em 2015/2016 especializou-se em Gestão Estratégica no Poder Judiciário pela Academia Judicial do TJSC. É Imortal da Academia de Letras do Brasil - Seccional de Indaial - cadeira n. 1.

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal-Anderson Luz dos Santos
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.