Técnico de Suporte em Informática - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Técnico de Suporte em Informática
Grupo
FG-3
Cargo
Técnico de Suporte em Informática
Descrição sumária das atribuições do cargo
Gerenciamento e execução de serviços de suporte aos recursos tecnológicos e de comunicação, com base nas diretrizes e instruções normativas estabelecidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI.
Exemplos típicos de atribuições do cargo
1) Suporte Nível 2 prestado pelo TSI na Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI, da DTI
- Acompanhar os serviços de instalação de equipamentos contratados e auxiliar na fiscalização dos serviços de assistência técnica, garantia técnica e outros que permeiam contratos mantidos ou acompanhados pela Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI;
- Realizar manutenção corretiva em ativos de TI do PJSC;
- Prestar suporte, orientação, supervisão e atendimento ao TSI das comarcas-polo, diretorias e demais unidades do PJSC;
- Configurar e prestar suporte a máquina virtual de servidor em teletrabalho;
- Prestar Suporte Nível 1 aos sistemas administrativos, aos sistemas externos homologados pelo PJSC e ao sistema SAJ;
- Gerenciar o controle de acesso de usuários internos, externos e colaboradores aos sistemas de TI cujo suporte é prestado pela Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI, de acordo com a política de acesso instituída pelo PJSC;
- Instalar e prestar suporte ao aplicativo gerenciador do certificado digital disponibilizado pelo PJSC;
- Auxiliar na especificação técnica nos processos de contratações de TI;
- Criar e gerenciar imagens para as máquinas virtuais disponibilizadas aos servidores em teletrabalho e para os microcomputadores disponíveis no parque computacional do PJSC;
- Auxiliar a DTI na criação e atualização dos tutoriais para o desempenho das funções de TSI em todos os níveis de suporte;
- Orientar o TSI de comarca-polo no suporte especializado em ativos de TI;
- Avaliar a adequação técnica e a necessidade das solicitações de peças e ativos de TI efetuadas pelas unidades do PJSC;
- Manter o funcionamento da estrutura dos pontos de distribuição de atualização do sistema operacional e dos softwares homologados pelo PJSC;
- Gerenciar atualizações do sistema operacional licenciado e adquirido pelo PJSC;
- Gerenciar arquivos de file server;
- Gerenciar políticas de grupo de acordo com suas respectivas diretrizes;
- Gerenciar situações não atendidas pelo Sistema de Administração de Credenciais ou por outro que o substitua;
- Administrar contas e grupos de distribuição de e-mail e demais recursos disponíveis na ferramenta;
- Analisar o fluxo de entrega e envio de e-mails, corrigindo eventuais inconsistências;
- Manter o funcionamento das bases de dados do servidor de e-mail;
- Extrair relatórios gerenciais de softwares instalados no parque computacional do PJSC;
- Auxiliar no gerenciamento da biblioteca de software.
2) Descrição detalhada do Suporte Nível 2 prestado pelo TSI na Divisão de Redes de Comunicação, da DTI
- Planejar, projetar, implantar e manter os serviços de telecomunicações;
- Instalar e configurar equipamentos das centrais telefônicas e servidores;
- Realizar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de telefonia fixa, identificando possíveis defeitos na parte de hardware e na programação dos ramais;
- Acompanhar os serviços de instalação de equipamentos contratados e auxiliar na fiscalização dos serviços de assistência técnica, garantia técnica e outros que permeiam contratos mantidos ou acompanhados pela Divisão de Redes de Comunicação – DRC;
- Elaborar laudos técnicos sobre falhas nos ativos de TI para processos de baixa;
- Configurar ramais e realizar programação de planos de discagem;
- Configurar e manter as centrais telefônicas em funcionamento por meio de monitoramento;
- Capacitar e dar suporte técnico aos usuários dos serviços de telefonia e videoconferência;
- Acompanhar o uso racional dos serviços de telefonia;
- Gerenciar os serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, telefonia Voip e videoconferência;
- Prestar apoio aos gestores patrimoniais quanto ao inventário e coleta de informações dos ativos de TI;
- Monitorar links de dados e switches;
- Configurar switches;
- Aprimorar e readequar os projetos de infraestrutura de rede quando necessário;
- Manter a base de dados de equipamentos de TI da DRC atualizada;
- Identificar e resolver falhas de segurança nas estações de trabalho do PJSC;
- Atuar na base de dados de segurança do PJSC para bloquear usuários ou contas de e-mail que involuntariamente estejam provocando possíveis ataques cibernéticos à rede do PJSC;
- Registrar incidentes de segurança e comunicar aos envolvidos as ações necessárias;
- Acompanhar e facilitar o acesso do fornecedor da solução de proteção de dados para investigação de problemas em chamados de suporte;
- Auxiliar a DTI na criação e atualização dos tutoriais para o desempenho das funções de TSI em todos os níveis de suporte.
Legislação
Resolução GP n. 8/2021 Dispõe sobre o suporte de tecnologia da informação e comunicação do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.
Nó: svmlx-liferay-07:8080