Técnico de Suporte em Informática

Grupo
FG-3

Cargo
Técnico de Suporte em Informática

Descrição sumária das atribuições do cargo
Gerenciamento e execução de serviços de suporte aos recursos tecnológicos e de comunicação, com base nas diretrizes e instruções normativas estabelecidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI. 

Exemplos típicos de atribuições do cargo

1) Suporte Nível 2 prestado pelo TSI na Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI, da DTI 

  • Acompanhar os serviços de instalação de equipamentos contratados e auxiliar na fiscalização dos serviços de assistência técnica, garantia técnica e outros que permeiam contratos mantidos ou acompanhados pela Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI; 
  • Realizar manutenção corretiva em ativos de TI do PJSC;  
  • Prestar suporte, orientação, supervisão e atendimento ao TSI das comarcas-polo, diretorias e demais unidades do PJSC;  
  • Configurar e prestar suporte a máquina virtual de servidor em teletrabalho; 
  • Prestar Suporte Nível 1 aos sistemas administrativos, aos sistemas externos homologados pelo PJSC e ao sistema SAJ; 
  • Gerenciar o controle de acesso de usuários internos, externos e colaboradores aos sistemas de TI cujo suporte é prestado pela Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI, de acordo com a política de acesso instituída pelo PJSC; 
  • Instalar e prestar suporte ao aplicativo gerenciador do certificado digital disponibilizado pelo PJSC; 
  • Auxiliar na especificação técnica nos processos de contratações de TI; 
  • Criar e gerenciar imagens para as máquinas virtuais disponibilizadas aos servidores em teletrabalho e para os microcomputadores disponíveis no parque computacional do PJSC; 
  • Auxiliar a DTI na criação e atualização dos tutoriais para o desempenho das funções de TSI em todos os níveis de suporte; 
  • Orientar o TSI de comarca-polo no suporte especializado em ativos de TI; 
  • Avaliar a adequação técnica e a necessidade das solicitações de peças e ativos de TI efetuadas pelas unidades do PJSC;  
  • Manter o funcionamento da estrutura dos pontos de distribuição de atualização do sistema operacional e dos softwares homologados pelo PJSC; 
  • Gerenciar atualizações do sistema operacional licenciado e adquirido pelo PJSC; 
  • Gerenciar arquivos de file server; 
  • Gerenciar políticas de grupo de acordo com suas respectivas diretrizes; 
  • Gerenciar situações não atendidas pelo Sistema de Administração de Credenciais ou por outro que o substitua; 
  • Administrar contas e grupos de distribuição de e-mail e demais recursos disponíveis na ferramenta; 
  • Analisar o fluxo de entrega e envio de e-mails, corrigindo eventuais inconsistências; 
  • Manter o funcionamento das bases de dados do servidor de e-mail; 
  • Extrair relatórios gerenciais de softwares instalados no parque computacional do PJSC;
  • Auxiliar no gerenciamento da biblioteca de software. 

2) Descrição detalhada do Suporte Nível 2 prestado pelo TSI na Divisão de Redes de Comunicação, da DTI  

  • Planejar, projetar, implantar e manter os serviços de telecomunicações; 
  • Instalar e configurar equipamentos das centrais telefônicas e servidores;  
  • Realizar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de telefonia fixa, identificando possíveis defeitos na parte de hardware e na programação dos ramais;  
  • Acompanhar os serviços de instalação de equipamentos contratados e auxiliar na fiscalização dos serviços de assistência técnica, garantia técnica e outros que permeiam contratos mantidos ou acompanhados pela Divisão de Redes de Comunicação – DRC; 
  • Elaborar laudos técnicos sobre falhas nos ativos de TI para processos de baixa; 
  •  Configurar ramais e realizar programação de planos de discagem; 
  • Configurar e manter as centrais telefônicas em funcionamento por meio de monitoramento; 
  • Capacitar e dar suporte técnico aos usuários dos serviços de telefonia e videoconferência;  
  • Acompanhar o uso racional dos serviços de telefonia;  
  • Gerenciar os serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, telefonia Voip e videoconferência; 
  • Prestar apoio aos gestores patrimoniais quanto ao inventário e coleta de informações dos ativos de TI; 
  •  Monitorar links de dados e switches; 
  •  Configurar switches; 
  • Aprimorar e readequar os projetos de infraestrutura de rede quando necessário; 
  • Manter a base de dados de equipamentos de TI da DRC atualizada; 
  • Identificar e resolver falhas de segurança nas estações de trabalho do PJSC; 
  • Atuar na base de dados de segurança do PJSC para bloquear usuários ou contas de e-mail que involuntariamente estejam provocando possíveis ataques cibernéticos à rede do PJSC; 
  • Registrar incidentes de segurança e comunicar aos envolvidos as ações necessárias; 
  • Acompanhar e facilitar o acesso do fornecedor da solução de proteção de dados para investigação de problemas em chamados de suporte;
  • Auxiliar a DTI na criação e atualização dos tutoriais para o desempenho das funções de TSI em todos os níveis de suporte. 

Legislação

Resolução GP n. 8/2021 Dispõe sobre o suporte de tecnologia da informação e comunicação do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.