Boas práticas para produção de conteúdos acessíveis - parte I - Acessibilidade e Inclusão - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de acessibilidade
Descrição de imagens e elementos visuais
- Todo conteúdo não textual — como fotos, ilustrações, infográficos, gráficos, tabelas e GIFs — deve conter uma descrição adequada.
- Utilize a seguinte estrutura para descrever imagens:
- o quê/quem + onde + como + faz o quê + como + quando + de onde.
- Fórmula simplificada: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação.
- Evite redundâncias como “a foto mostra” ou “a imagem ilustra”.
- Seja objetivo, priorizando informações essenciais.
- Evite adjetivos subjetivos ou que indiquem juízo de valor (ex.: bonito, feio, bom, mau).
- Prefira descrições neutras e descritivas.
Se for gerar a descrição da imagem por IA (Inteligência Artificial), utilize o prompt a seguir e não se esqueça de conferir e complementar, se necessário, o resultado gerado:
"Você pode criar uma descrição em texto para essa imagem com até 110 caracteres seguindo a estrutura: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação, com menção de cores principais?"
"Você pode criar uma descrição em texto para essa imagem com até 110 caracteres seguindo a estrutura: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação, com menção de cores principais?"
Boas práticas de redação
- Utilize linguagem simples, clara e direta.
- Prefira frases e parágrafos curtos, ordem direta e voz ativa.
- Evite figuras de linguagem, metáforas ou termos de baixa frequência de uso.
Hiperlinks acessíveis
- Links devem indicar claramente seu destino.
- Evite: “clique aqui”, “saiba mais”, “post”. Prefira:
- “Acesse o site (nome do site)”.
- “Saiba mais no portal (nome do portal)”.
- Não é recomendado que os links abram em novas guias, mas, para abrir sites externos ou em algumas situações em que se justifique, deve-se indicar que o site vai abrir numa nova aba / janela, como:
- Links para arquivos devem incluir no próprio link informações complementares, como o tipo e tamanho do arquivo, de modo que o usuário tenha plena ciência do que acontecerá ao "clicar". Veja o exemplo.
Essas práticas facilitam a navegação de pessoas cegas que acessam conteúdos utilizando somente a lista de links.
Fonte
- MOVIMENTO WEB PARA TODOS (MWPT). Boas práticas de acessibilidade digital. Disponível em: <https://mwpt.com.br/acessibilidade-digital/boas-praticas/>. Acesso em: 26 mar. 2026.
- MOVIMENTO WEB PARA TODOS (MWPT). Conheça dicas e exemplos práticos para fazer links acessíveis. Disponível em: <https://mwpt.com.br/conheca-dicas-e-exemplos-praticos-para-fazer-links-acessiveis/>. Acesso em: 26 mar. 2026.
- CENTRO TECNOLÓGICO DE ACESSIBILIDADE DO IFRS (CTA). Boas práticas para descrição de imagens. Disponível em: <https://cta.ifrs.edu.br/boas-praticas-para-descricao-de-imagens/>. Acesso em: 26 mar. 2026.