Voltar Curso de preparação à aposentadoria do TJSC retorna com novidades: Programa Viver +

Para aprimorar o processo de preparação à aposentadoria de magistrados e de servidores, com ações efetivas que auxiliem neste importante momento de mudança de vida, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reformulou o Programa de Preparação para a Aposentadoria. Agora, a iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) passa a denominar-se Viver +, Programa de Preparação para o Futuro e a contar com um amplo conteúdo voltado para todas as pessoas, em qualquer fase da carreira, que desejam se preparar para o futuro e, claro, para a aposentadoria. Ainda, aborda temas de interesse para aposentados, pensionistas e familiares de servidores e magistrados.

Neste novo contexto, o Programa de Preparação para Aposentadoria, existente desde 2005, passa a integrar o Viver+ como uma de suas ações. Sem realização desde o ano 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o programa volta a ocorrer presencialmente neste ano com duas edições, com novos temas e palestrantes.

As edições presenciais do Programa de Preparação para Aposentadoria são realizadas em Florianópolis durante três dias consecutivos, com oferta de 30 vagas por turma. Neste ano, o primeiro encontro será entre os dias 24 e 26 de maio e conta com ampla programação.

O segundo está previsto para o mês de setembro. O objetivo é melhorar e ampliar as informações e as orientações disponíveis no portal relacionadas à aposentadoria, para os que estão próximos ou já se aposentaram.

“Diante das inovações resultantes da pandemia, pretendemos ampliar o acesso ao programa, seja por conteúdos de orientação disponibilizados em nossos portais, seja por atividades realizadas a distância. Essas iniciativas podem estender o alcance a todos os magistrados e servidores na iminência da aposentadoria, além de orientar os que ainda estão distantes do desligamento”, observou o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva.

A reestruturação do programa conta com o patrocínio do Gabinete da Presidência e da Diretoria-Geral Administrativa (DGA). Ao considerar a diversidade do público-alvo e suas necessidades, o novo programa deve diversificar e aprofundar temas relevantes para essa etapa, flexibilizar a participação em assuntos de interesse e oferecer mais oportunidades de troca entre os participantes.

“A implementação do programa possibilitará melhor preparação e assistência a magistrados e servidores, diante da mudança cultural relacionada à aposentadoria, ao aumento da longevidade aliado à qualidade de vida, bem como ao aumento do interesse por ferramentas de apoio e por conhecimento”, completou o chefe de divisão.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.