Voltar Desafio Tudo Azul: envie sua foto e incentive a proteção de oceanos e da vida marinha

A XII Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) entra em sua reta final com um desafio em prol da preservação dos mares e oceanos. Com o tema “Década do Oceano & Lixo no Mar”, a iniciativa busca refletir sobre o papel de cada um na proteção da biodiversidade marinha.

Para participar, basta enviar uma foto de sua autoria até o dia 8 de agosto, seguindo os seguintes critérios: uso de sacolas ecológicas, caixas de papelão ou alternativas ao plástico nas compras do dia a dia; uso de garrafa/caneca de vidro ou alternativas ao plástico no trabalho (home office); compras a granel; prática desportiva no mar, lagoa ou rio respeitando as regras de proteção contra a Covid-19; e coleta de lixo na praia, margens de lagoa ou rio respeitando as regras de proteção contra a Covid-19.

As imagens devem ser enviadas para o e-mail socioambientaltjsc@gmail.com com os seguintes dados: nome completo e título da fotografia. Para o público interno, é necessário constar matrícula, cargo e lotação. Para o público externo, deve constar profissão e cidade onde reside. O assunto do e-mail deve ser Desafio Tudo Azul - Nome do participante - Título da obra.

Encalhe de baleias

No último dia 19, a Associação R3 Animal – parceira do PJSC na XII Semana do Meio Ambiente – contabilizou mais uma baleia-jubarte morta na Ilha de Santa Catarina este ano. A carcaça do animal, em avançado estágio de decomposição, encalhou na praia da Solidão e foi enterrada na areia com o auxílio de uma máquina retroescavadeira. Esta é a 27ª baleia-jubarte morta em Santa Catarina apenas em 2021. Em todo o Brasil, segundo registros do Projeto Baleia Jubarte, esse número sobe para 71.

“Os encalhes podem ter causas naturais, como doenças e fatores ambientais, e também causas antrópicas, como o enredamento, colisão com embarcação e ingestão de resíduos sólidos”, explica a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Conhecidas por serem o maior e mais inteligente animal nos oceanos, as baleias têm um papel fundamental para as metas de descarbonização e regulação do clima. De acordo com relatório publicado em 2019 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), cada animal capta, em média, cerca de 33 toneladas de dióxido de carbono. Em comparação, durante o mesmo período, uma árvore absorve apenas 3% desse valor.

Ou seja, o cuidado e a proteção da biodiversidade marinha são essenciais para o futuro do planeta. “Se cada um fizer sua parte, descartando o lixo de forma correta, diminuindo o consumo de material de uso único, dando preferência para o consumo local e ambientalmente certificado, ajudará muito”, complementa Cristiane. 

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais TJSC e Associação R3 Animal
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.