Voltar Servidores participam da 2ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria na capital

Servidores participantes do programa.
 

A aposentadoria é uma nova etapa da vida e seu início traz diferentes desafios, e com eles a necessidade de reflexões sobre tudo o que a envolve, como, por exemplo, a reorganização da rotina, o preparo emocional e o planejamento financeiro. Para que essa transição aconteça de forma tranquila e com segurança, é preciso possibilitar aos servidores que estão prestes a se aposentar novas perspectivas, além de agregar conhecimento e esclarecer sobre como funciona esse processo.

Pensando nisso, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realizou, entre os dias 27 e 29 de setembro, a 2ª edição de 2023 do Programa de Preparação para a Aposentadoria. O evento aconteceu em Florianópolis e contou com a presença de 28 servidoras e servidores que já adquiriram o direito à aposentadoria ou estão prestes a conquistá-lo.

Organizados pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), os três dias de programação foram permeados por vivências conduzidas por psicólogos(as) da Seção Psicossocial Organizacional da DGP e palestras ministradas por profissionais externos e instrutores internos, além da participação dos servidores já aposentados Amauri Elci Manoel e Erli Rose Fonseca.

Saúde mental e física, educação financeira, aspectos legais do processo de aposentadoria e voluntariado, entre outros temas, foram abordados de forma a estimular o planejamento para o futuro e avançar na compreensão de que a aposentadoria é uma oportunidade para transformar sonhos em projetos.

Participantes sentados em roda.
 

Além de valorizar e homenagear os participantes pelo trabalho realizado em prol do Judiciário catarinense durante todos esses anos, o programa trouxe acolhimento, novos conhecimentos e estímulo à troca de experiências e à reflexão sobre perspectivas para essa nova etapa de vida.

O chefe da DDP, Marcelo Dias e Silva, destaca que “o programa favorece a troca de experiências, gera reflexões e oferece informações com objetivo de que os participantes possam se preparar e escolher o melhor momento para se aposentar de forma consciente, de acordo com suas expectativas sobre o fechamento do ciclo de trabalho e o início desta nova e importante etapa da vida”.

No mesmo objetivo de aprimorar o processo de preparação à aposentadoria de servidores com ações efetivas que auxiliem nesse importante momento de mudança de vida, a DGP também lançou neste ano de 2023 a página do Programa Viver+, de Preparação para o Futuro, que conta com um amplo conteúdo voltado para todas as pessoas, em qualquer fase da carreira, que desejam se preparar para o futuro e, claro, para a aposentadoria. Ainda, aborda temas de interesse para aposentados, pensionistas e familiares de servidores.

A próxima edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria será realizada no primeiro semestre de 2024.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.