Voltar Comarca de Armazém segue dedicada ao combate do abuso e exploração infantojuvenil

Ouça o nosso boletim

A comarca de Armazém segue engajada no enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com apoio de materiais fornecidos pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC. Em maio, durante evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e o CRAS de Armazém, cartilhas e cartazes alusivos à campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes foram entregues aos presentes, e os resultados da divulgação ainda repercutem.

Um exemplo é a professora Vanessa Marcílio de Oliveira da Silva, que trabalhou com seus alunos do 4º e 5º ano sobre a cartilha "Os Super Adultos de Confiança". A docente já buscava na internet materiais que tratassem do assunto, mas não havia encontrado nada que abordasse os temas de forma tão lúdica e interessante como o material desenvolvido pela CEIJ. Ela conheceu a cartilha na palestra do CRAS e solicitou mais unidades na comarca para trabalhar com os estudantes em sala de aula. "O material é incrível, fiquei encantada por ser uma história em quadrinhos e que traz o assunto de uma forma leve, mas muito real.”

A educadora explica que apresentou o material aos alunos e que, juntos, leram e comentaram os assuntos abordados. Em seguida à leitura completa, tiveram uma conversa muito aberta sobre a temática principal - o abuso infantojuvenil. O material, além do seu conteúdo informativo, também foi estudado quanto à construção gráfica, suas ilustrações, com análise sobre a gramática e pontuação entre outras perspectivas.

Ao esmiuçar a cartilha, as crianças também puderam aprender mais sobre seus direitos e as leis que as protegem. De acordo com Vanessa, a aprendizagem, quando acontece de forma prazerosa e lúdica, como neste caso, é muito mais relevante. “Existem inúmeras formas de trabalhar e despertar a aprendizagem nas crianças, mas quando toca o emocional, como em uma história, ela se consolida e é muito mais significativa.”

A comarca também foi procurada pela responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, soldado Enelise Stang Nicoladelli, que vai trabalhar o assunto com os alunos do programa em São Martinho e Armazém. Ela recebeu 144 cartilhas "Os Super Adultos de Confiança". A CEIJ disponibiliza materiais informativos e canais de atendimento e denúncia através de sua página. A cartilha "Os Super Adultos de Confiança" é um deles e está disponível neste link.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.