Apadrinhamento

Apadrinhamento Afetivo

O apadrinhamento afetivo consiste em programa que visa a contribuir para que crianças e adolescentes em situação de acolhimento tenham possibilidade de construir e manter vínculos afetivos com famílias fora do acolhimento, receber atenção individualizada, orientação, apoio, ampliando a oportunidade de convivência social e comunitária.

Requisitos para ser padrinho afetivo:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não estar cadastrado para adoção;
  • Ter disponibilidade para participar do processo de capacitação, seleção e reuniões de alinhamento;
  • Apresentar documentação: RG, CPF, Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, Comprovante de residência;
  • Cumprir com os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que faz parte.

Apadrinhamento Financeiro

O apadrinhamento financeiro consiste no suporte material ou financeiro à criança ou adolescente em situação de acolhimento, através do pagamento de ações diretas em benefício do acolhido, tais como: exames médicos, tratamento psicológico, escola particular, transporte, cursos de música, dança, informática, etc. Também há possibilidade de contribuição por meio de doações de bens, conforme necessidade do acolhido ou da instituição (vestuário, produtos de higiene, remédios, equipamentos de informática, etc).

Apadrinhamento de Serviços

Modalidade de apadrinhamento para profissionais que gostariam de disponibilizar seu trabalho gratuitamente para atender às necessidades das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Exemplo: médicos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, professores, cabelereiros, etc. Os interessados em participar do programa devem procurar o Fórum da sua Comarca.