História Oral

O projeto Memórias da Justiça no Estado de Santa Catarina, ao lançar mão de metodologia da história oral, pretende valorizar a memória e a experiência dos profissionais que atuaram no PJSC, preservar a memória institucional e compartilhar com toda a sociedade, por meio de vídeos, as diversas experiências dos profissionais do PJSC.

A memória de uma instituição não se mantém preservada apenas no interior dos arquivos e dos museus. Além dos documentos e objetos selecionados para a preservação da história do Tribunal de Justiça, é necessário atentar-se para a memória das pessoas que trabalharam na instituição. Nem sempre os documentos preservados (correspondências, processos, publicações, fotografias, móveis e outros objetos) contêm todos os detalhes do cotidiano de uma grande instituição. Muitas informações permanecem apenas com as pessoas que por muitos anos trabalharam nesses locais.

Desse modo, torna-se cada vez mais importante contar com informações preservadas na memória de magistrados, bem como na de servidores aposentados do PJSC.

A gravação de entrevistas em áudio e vídeo com importantes personagens do PJSC, além da disponibilização dessas entrevistas na internet, contribui sobretudo para que um maior número de pessoas possa conhecer o processo histórico e a importância dessa instituição para a sociedade catarinense.

Neste espaço poderão ser acessadas todas as entrevistas realizadas no projeto Memórias da Justiça no Estado de Santa Catarina.

Teaser


 

Entrevistas