Agente de Portaria e Comunicação

Denominação do Grupo Código
Serviços auxiliares PJ-SAU

Denominação da Categoria
Agente de Portaria e Comunicação

Descrição sumária das atribuições da categoria
Atividades relacionadas com serviços externos, portaria, xerox, telex, telefonia e central de atendimento.

Descrição detalhada das atribuições da categoria

Na função de telefonista:

  • Atender a chamados telefônicos internos e externos, operando em troncos e ramais;
  • Transmitir telegramas pelo telefone;
  • Pesquisar número de telefone de assinantes, quando solicitado;
  • Manter registros de ligações locais e interurbanas, bem como de ligações particulares e encaminhar relatórios ao superior imediato, para providenciar a respectiva cobrança;
  • Executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior imediato.

Na função de operador de telex e fac-símile:

  • Receber e transmitir telex e fax, operando em máquina própria;
  • Entregar os telex e fax recebidos aos respectivos destinatários, bem como as cópias transmitidas;
  • Manter registros de telex e fax transmitidos e recebidos;
  • Registrar os pedidos de transmissão de telex e fax particulares, e encaminhar o respectivo relatório ao superior imediato, para providenciar a respectiva cobrança;
  • Executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior imediato.

Na função de operador de máquina fotocopiadora:

  • Fotocopiar documentos e processos, mediante requisição ou comprovante de recolhimento de guia em banco autorizado;
  • Efetuar limpeza das máquinas fotocopiadoras; 
  • Manter registro de fotocópias expedidas e encaminhar diariamente o respectivo relatório ao superior imediato, para as providências cabíveis;
  • Controlar o estoque de materiais necessários ao fornecimento de fotocópia, limpeza e conservação das máquinas;
  • Executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior imediato.

Na função de portaria e central de atendimento:

  • Receber, orientar e encaminhar o público, informando sobre localização de pessoas ou dependências do fórum;
  • Controlar a entrada e saída de pessoas no recinto de trabalho; 
  • Fiscalizar as dependências destinadas ao público, para que nelas sejam mantidas a ordem, silêncio;
  • Receber e transmite mensagens, quando solicitado;
  • Atuar na central de atendimento prestando informações sobre processos, aos Advogados e público em geral, através de consulta informatizada;
  • Executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior imediato.

Mais informações

Seção de Controle de Cargos
Divisão de Gestão de Cargos
Diretoria de Gestão de Pessoas
E-mail: wdgpscc@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-7541