Grupo de risco

Para identificar os servidores com alto risco, levou-se em consideração o Decreto Estadual n. 587, de 30 de abril de 2020, que diz:

"Art. 13 (...)
§ 2º Deverão, prioritariamente, exercer suas atividades de forma remota, os agentes públicos:
I - que apresentam doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico;
II - com 60 anos ou mais;
III - gestantes; e
IV - que coabitam com idosos que apresentam doenças crônicas."

Ainda, foram enquadradas as pessoas obesas no grupo de risco, como medida de precaução, de acordo com orientações do Ministério da Saúde (Boletim Epidemiológico Especial 14). 

Crianças menores de 2 anos

Inicialmente as crianças pequenas foram colocadas no grupo de risco pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde, da mesma maneira que elas fazem parte do grupo de risco para gripe, incluindo H1N1. Com a evolução da pandemia, observou-se que as crianças não faziam parte do grupo de risco. Ainda assim, a instituição, por um cuidado maior, decidiu manter as pessoas que coabitam com menores de 2 anos em trabalho remoto. Entretanto, as pessoas que desejarem retornar ao trabalho presencial, comprovando que a criança menor de 2 anos é saudável, poderá solicitar liberação à Junta para o trabalho presencial.

Ainda que os pais com crianças maiores de 2 anos não estejam em grupo de risco, é evidente que de nenhuma maneira a criança deverá ser deixada sozinha, deixada com outra pessoa do grupo de risco que está em isolamento ou levada para o trabalho presencial. Neste caso, cada família deverá ver suas possibilidades, entrar em contato com seu gestor, ver qual a necessidade de trabalho presencial e como poderá colaborar.

Caso haja dificuldades em entrar em acordo com o gestor, a Sessão de Atenção Integral à Saúde da Diretoria da Saúde ficará à disposição para intermediar a conversa. Entre em contato conosco pelos e-mails ds.servicosocial@tjsc.jus.br e ds.psicologia@tjsc.jus.br ou pelos telefones: (48) 3287-7647, (48) 3287-7627,
(48) 3287-7614, (48) 3287-7631.